7.6 C
Almada

Almada acolhe tertúlia com Alice Vieira e Nélson Mateus

Evento pretende fomentar a valorização dos mais velhos e unir as várias gerações.

 

O livro “Retratos de uma avó e um neto confinados em casa”, escrito por Alice Vieira e Nélson Mateus, é o mote para a tertúlia que vai decorrer esta quarta-feira, dia 11 de maio, às 15h, na Oficina da Cultura de Almada, situada na Av. Dom Nuno Álvares Pereira.

A partir do livro, que leva os leitores numa viagem pela História de Portugal, a sessão tem como objetivo fomentar a valorização dos mais velhos, o envelhecimento ativo e a relação entre avós e netos.

A ideia para o livro surgiu durante o confinamento, contou Nélson Mateus ao ALMADENSE. “Eu e a Alice somos pessoas que gostam muito de ir à rua. Como não podíamos sair, começámos a trocar cartas todos os dias, onde falávamos do passado e de memórias”, explicou.

- PUBLICIDADE -

“O objetivo da tertúlia é que os avós participantes, quando cheguem a casa, partilhem o que aprenderam com os netos e mostrem que ainda têm muito que ensinar. Vamos abordar a História de Portugal e várias personalidades que pertencem à cultura portuguesa, como Ruy de Carvalho, Júlio Isidro e muitos mais”, afirmou o autor. 

A iniciativa nasceu através de um desafio lançado pela Universidade Sénior D. Sancho I de Almada. Além do livro, também serão abordados como temas a vida e obra de Alice Vieira, considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura juvenil. 

Depois da tertúlia, Nélson Mateus pretende continuar a trazer a Almada iniciativas que contribuam para aprofundar a partilha intergeracional.

Nos planos do autor está a realização de reuniões entre avós e netos, tertúlias sobre temas relacionados com a valorização dos mais velhos e exposições sobre a vida e obra de Alice Vieira e Ruy de Carvalho, atividades para as quais está ainda a recolher apoios.

Na base da iniciativa está o projeto Retratos Contados, através do qual Nélson Mateus tem abordado a importância dos avós na vida dos netos e vice-versa, com o objetivo de dinamizar atividades para a terceira idade, de forma a combater a solidão e incentivar o envelhecimento ativo.

Os dois autores tornaram-se amigos através do projeto, quando Nélson Mateus entrevistou Alice Vieira, tendo mantido sempre o contacto. “Agora até nos tratamos por avó e neto, com a Alice a relembrar-me, de vez em quando, que não tem idade para ser minha avó”, disse o autor, entre risos.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/comercio-local-em-almada-acumula-anos-de-declinio-o-que-fazer-para-o-relancar/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...