14.1 C
Almada

Arranca em setembro reposição de areia nas praias da Costa da Caparica

Intervenção visa mitigar a erosão costeira, proteger as pessoas e melhorar a estabilidade da linha de costa. 

 

Arrancam no próximo mês de setembro os trabalhos de reposição de areia nas praias da Costa da Caparica, no concelho de Almada, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em comunicado de imprensa. A intervenção tem um prazo de execução previsto de dois meses, procedendo à alimentação da praia com um volume total de 1 milhão de metros cúbicos de areia.

A obra está a cargo da APA e decorre de um protocolo assinado no ano passado entre a agência e a Administração do Porto de Lisboa.

Com um investimento de 8,6 milhões de euros, a intervenção “tem como objetivo a proteção de pessoas e bens, através da melhoria da melhoria das condições de estabilidade da linha de costa, da redução da vulnerabilidade ao galgamento/inundação costeira e da proteção de obras de engenharia costeira pesada existentes, tais como a obra longitudinal aderente e os esporões”, explicou a APA.

Quanto aos sedimentos que serão colocados nas praias, são provenientes do Canal da Barra Sul, na entrada do estuário do Tejo.

- PUBLICIDADE -

A obra é financiada por fundos europeus Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) e por investimento da Administração do Porto de Lisboa.

“É fundamental garantir que as nossas praias continuam a ser um atrativo turístico, mas também um ecossistema saudável e equilibrado”, afirmou Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, durante a cerimónia de assinatura do protocolo. Admitindo que se trata de uma “intervenção que, daqui a uns anos, voltaremos a fazer”, a ministra sublinhou, ainda assim, que a realimentação das praias é fundamental para “proteger o litoral”.

De resto, desde 2007 têm sido realizadas várias operações de reposição de areia nas praias da Costa da Caparica, tendo a última intervenção deste tipo sido efetuada em 2019.

Prevista no Plano de Ação – Litoral XXI, a intervenção visa mitigar a erosão costeira, ao mesmo tempo que pretende “melhorar a área recreativa e valorizar o litoral, através do aumento da largura da praia para uso balnear”, destacou a Câmara de Almada, numa nota publicada no seu site.

 

Governo investe 9 milhões de euros na reposição de areia na Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...