Operadora confirma também o regresso do horário de dias úteis nesta ligação, que passa a ser assegurada por uma operação mista, com navios a diesel e elétricos.
Na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, entram em operação os navios elétricos na ligação fluvial de Cacilhas ao Cais do Sodré, anunciou a Transtejo em comunicado.
Com a estreia dos novos navios, a operadora confirma também o regresso do horário oficial de dias úteis nesta ligação, que passa a ser assegurada por uma operação mista, com navios a diesel e elétricos.
Os horários normais de dias úteis serão, assim, retomados dois anos e meio depois do ajuste introduzido em maio de 2023. Durante este período, a Transtejo justificou o ajuste com “constrangimentos operacionais”, que se relacionavam com a falta de navios disponíveis para assegurar todas as carreiras.
De acordo com a Transtejo, a introdução de navios elétricos na operação entre Cacilhas e o Cais do Sodré vai permitir a “realização de mais 38 carreiras” e oferecer “mais 75 mil lugares por mês”.
A Transtejo destaca ainda que a introdução dos novos navios visa aumentar a oferta e melhorar as condições de conforto e comodidade para os utilizadores. “A nova operação elétrica trará, assim, mais oferta, maior comodidade e maior conforto à ligação fluvial que transporta, diariamente, mais de 20 mil passageiros”, acrescenta a empresa.
Até ao momento, os novos navios elétricos da Transtejo operavam apenas a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa.
No passado dia 23 de outubro, a operadora fluvial recebeu o décimo catamarã elétrico, designado “Peneireiro-Cinzento”, completando assim o plano de renovação da frota. Segundo a Transtejo, o novo navio tem 40 metros de comprimento e 12 metros de largura, sendo capaz de transportar 540 passageiros em lugares sentados, distribuídos por dois salões. Permite ainda o transporte de 20 bicicletas.
Os horários completos da ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré podem ser consultados aqui.
“Pedalar sem Idade”: o projeto que leva os idosos de Almada a descobrir a cidade sobre rodas



Falso, as ligações entre Cacilhas e Cais do Sodré e vice versa, é com a SUCATA que anda sempre em avarias, horários prolongados, não avisam o utente, portas de saída avariadas, se não é das portas é dos motores, enfim. Dão-se ainda ao desplante, de fazer esperar os utentes 10 / 15 minutos no Terminal para entrada. Os elétricos, como vocês pomposamente escrevem, esses, estão na doca 13 a marinar, a apanhar musgo, 8 navios elétricos encostados á espera de baterias, porque estes “senhores” da Administração, fizeram negócio com intrujas estrangeiros, conclusão, não percebem nada daquilo. É o que temos!!