O Metropolitano de Lisboa vai proceder aos estudos, levantamentos e outros trabalhos acessórios necessários ao lançamento do procedimento de contratação do prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo entre a Universidade e a Costa de Caparica, em Almada, informou a empresa em comunicado de imprensa.
A decisão decorre da Portaria n. 410/2024/2, subscrita pela Secretária de Estado do Orçamento e pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana e publicada no Diário da República a 21 de março de 2024.
“O Metropolitano de Lisboa foi a entidade pública escolhida pelo Governo para a concretização destes trabalhos pela experiência nacional e internacional que tem neste domínio e atendendo à natureza do projeto, o grau de complexidade dos trâmites inerentes à concretização dos investimentos em sistemas de transporte coletivo em sítio próprio (TCSP) de elevada capacidade e os prazos associados ao financiamento no âmbito do Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS)”, lê-se no comunicado.
De acordo com a mesma portaria, o Metro de Lisboa foi autorizado pelo Governo a aplicar 1,65 milhões de euros na realização do estudo, valor ao qual acresce o IVA.
O prolongamento do sistema de metro de superfície da margem sul do Tejo à Costa de Caparica foi “considerado prioritário” pelo Estado, informou o Metro de Lisboa na mesma nota. Por isso, conta com enquadramento no Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) do Portugal 2030.
A empresa indica inda que o programa tem prevista uma dotação total de 3,1 mil milhões de euros, provenientes do Fundo de Coesão, destinados ao financiamento de projetos enquadrados nas prioridades definidas, entre as quais se contam a mobilidade urbana sustentável.
“O projeto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Costa de Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa de Caparica, assegurando uma melhor conetividade deste território à atual rede do Metro Sul do Tejo”, acrescenta a empresa.
Desde que arrancou a operação do Metro Transportes do Sul nos concelhos de Almada e do Seixal, em 2007, que a população reivindica a expansão da rede à Costa da Caparica e ao Barreiro, tal como estava previsto inicialmente. Em março de 2023, o então primeiro-ministro, António Costa, voltou a comprometer-se com o lançamento das fases seguintes da expansão do Metro Sul do Tejo, através do avanço nos “estudos para a sua extensão à Costa da Caparica e a Alcochete”.
Foto: Bruno Marreiros
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