anuncio-farmacia-sobreda
16.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

11 sugestões para aproveitar o início da primavera em Almada

A primavera já começou e, com a estação do ano que marca o alongar dos dias e o desabrochar das flores, chegam a Almada peças de teatro, espetáculos de comédia, passeios, atividades para os mais novos ou até uma visita guiada pela história de Almada. Visite os mercados de fim de semana, aproveite o sábado no Solar dos Zagallos ou assista a espetáculos de comédia. Temos 11 sugestões para uma semana em cheio. Bons passeios!

 

1. Ir à feira de produtos regionais em Almada

feira-produtos

Aproveite os dias de sol para visitar a Feira de Produtos Regionais que já arrancou e continua até domingo, 24 de março, na Praça São João Baptista. Apostando no comércio local e nos pequenos produtores, a feira traz ao centro de Almada uma grande variedade de queijos, vinhos, doces, compotas, mel, enchidos e muito mais.

- PUBLICIDADE -

Para além dos petiscos, há também espetáculos musicais que prometem animar os visitantes, como o de Catarina Campos na sexta-feira às 20h30, ou o de Ricardo Silva no mesmo horário, no sábado. No domingo, há baile com Vítor Ginja a partir das 20h30, rock às 19h com os Godfish Rock Original e fado com o Grupo de Fados e Melodias do Plateias d’Arte, às 17h30.

 

2. Visitar um “mercadinho” na Charneca de Caparica

De 22 de março, sexta-feira, a 24 de março, domingo, o largo da Junta de Freguesia na Charneca de Caparica recebe um mercado com bijuteria, artesanato, mel, farturas, ginja e muito mais. A feira decorre entre as 10h e as 20h, e conta com o apoio da Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda.

 

3. Descobrir mais sobre o Parlamento Europeu (e ver um espetáculo de comédia) 

Na sexta-feira, dia 22 de março, às 17h, a Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, recebe um debate sobre a União Europeia que promete informar os jovens sobre a importância, o trabalho organizativo e o impacto na sociedade portuguesa do Parlamento Europeu. Intitulada Praça do Luxemburgo, a iniciativa conta com a participação de políticos, ativistas e analistas como Carlos Guimarães Pinto (da Iniciativa Liberal) ou João Maria Jonet. Serão abordadas várias questões, tais como a forma como os jovens encaram a Europa, se a União Europeia é ou não benéfica para Portugal ou as aspirações dos jovens europeus. Haverá ainda espaço para perguntas do público.

- PUBLICIDADE -

Após o debate, há sessão de stand-up comedy protagonizada por Manuel Cardoso, uma das maiores promessas do humor nacional, com um espetáculo preparado em exclusivo para o evento. A iniciativa está inserida na programação do “Março à Solta”. Se chover, a iniciativa terá lugar no Ponto de Encontro, também em Cacilhas.

 

4. Ver um espetáculo de Flamenco que homenageia as mulheres

flamenco-almadense

“Mujeres”, com produção da academia Flamenc’A Sul e coreografia de Marisa Caeiro, é o espetáculo de Flamenco que terá lugar na sexta-feira, dia 22 de março, às 21h, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. Em palco, o público poderá testemunhar a força de um grande grupo de mulheres de várias gerações, que se unem através da dança. Estarão reunidas as alunas que, atualmente, integram o projeto mais recente de Flamenc’A Sul, a Academia Flamenc’A Sul, “cuja abertura em plena fase pandémica espelha a força e garra deste grupo de bailarinas”, como pode ler-se na página do evento. Os bilhetes têm o preço único de 8 euros, podendo ser adquiridos na bilheteira do Auditório Municipal no horário habitual ou uma hora antes do espetáculo. As reservas podem ser efetuadas através do e-mail auditorio@cm-almada.pt ou do telefone 212 724 922.

 

5. Criar decorações floridas para a Páscoa

No dia 23 de março, aproveite a manhã para fazer um workshop de decorações de Páscoa, às 9h30, no Viveiro Municipal Alto do Índio, na Sobreda. Em simbiose com a natureza, os participantes vão poder celebrar a chegada da primavera, através da recriação, a partir de arranjos florais, dos vários símbolos da Páscoa, como os ovos, as galinhas ou os coelhos, ligados à fertilidade e renovação da vida. Cada participante deve levar roupa e calçado adequados, água, luvas e, se tiver, tesoura de podar. A Inscrição é obrigatória através do e-mail dgavm@cm-almada.pt.

- PUBLICIDADE -

 

6. Passar o dia em família no Solar dos Zagallos

solar-zagallos

Também a 23 de março, sábado, das 11h às 18h, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, recebe um dia recheado de atividades para toda a família, dos bébés aos mais crescidos. Não faltarão artes plásticas, olaria, música, sessões de leitura e pinturas no jardim, com presença da BIA, a nova biblioteca itinerante de Almada. Este dia de celebração do início da primavera culmina com o concerto da Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), às 17h. Conheça aqui o programa completo.

 

7. Ir ao teatro com os mais novos (e incentivá-los a pensar)

Nos dias 23 e 24 de março, a sala de ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite recebe “O Vento nos Salgueiros”, peça para crianças com dramaturgia de Teresa Gafeira a partir do romance de Kenneth Grahame. “Esta é uma história sobre o campo. Mas primeiro, o que é o campo?”, questiona a Companhia de Teatro de Almada na sua página. Nesta peça, os mais pequenos vão poder explorar este sítio onde há poucas casas mas muitas árvores, flores, cenouras, alfaces e milhões e milhões de bichos. É sobre quatro desses bichos – um rato de água, uma toupeira, um texugo e um sapo – que nos fala esta sonhadora peça, com sessões no sábado, às 16h e domingo, às 11h e às 15h. Os bilhetes têm o valor de 10 euros.

Por mais um euro, as crianças podem participar, após a peça, numa sessão de filosofia pensada para elas. Aí, serão incentivadas a expressar as suas ideias e perguntas, estimulando o diálogo e o pensamento crítico. A inscrição pode ser feita aqui.

 

8. Assistir a um concerto de Carlos Alberto Moniz

Ainda no sábado, 23 de março, às 21h, o compositor e cantor Carlos Alberto Moniz traz ao Auditório Costa da Caparica as suas mais emblemáticas canções. O concerto, de formato intimista, permite uma experiência imersiva numa recriação das sessões de “canto livre”, aqui acompanhadas pelo público. “Tendo como pano de fundo o Mar, os Açores, a Poesia e a Liberdade, cada espectador é convidando a viajar nestes 55 anos de vida artística banhados por um mar de influências, que trazem à costa ondas de marés cruzadas nas cumplicidades navegadas e vividas por Carlos Alberto Moniz”, pode ler-se na descrição do evento. Os bilhetes têm o valor de 15 euros, podendo ser reservados através do e-mail reservas@gandaia.info ou adquiridos na Bilheteira Online.

 

9. Ver um espetáculo de comédia do Rialma no Cine Incrível

Rialma-bruno

Já em Almada Velha, a noite de sábado promete animação com o regresso do Rialma, o clube de comédia de Almada, ao Cine Incrível. A sessão decorre no sábado, 23 de março, pelas 21h30, e conta as atuações de Hugo Rosa e Rui Mirama, com apresentação de um dos anfitriões regulares do Rialma, Pedro Correia. Através de um permanente contacto com o público, os comediantes trazem ao palco do Cine Incrível novo material, dinamizando a zona de Almada Velha e despertando o interesse dos almadenses pela comédia. Os bilhetes têm o valor de 5 euros (pré-venda) ou 6 euros (no dia, à porta).

 

10. Ver o último “Diogo” de Luís Franco-Bastos

Também a 23 de março, às 21h30, a Academia Almadense recebe o espetáculo de stand-up “Diogo”, do comediante Luís Franco-Bastos. O nome do espetáculo era o nome pelo qual os pais do comediante o tratavam na infância, com o intuito de o distinguir de Luís, seu pai, ou de Luís Miguel, seu irmão. “Os Franco-Bastos ficarão na história por várias razões – criatividade para nomes não será certamente uma delas”, pode ler-se na sinopse do evento. “Diogo” é uma desconstrução humorística de experiências, memórias e questões familiares, constituindo um olhar do comediante para dentro de si. Os bilhetes vão dos 16 aos 22 euros e estão à venda na Ticketline.

 

11. Conhecer melhor a história de Almada numa visita guiada

Aproveite a manhã de domingo, 24 de março, para conhecer mais sobre a história geológica da cidade através da visita guiada “Do Cristo Rei ao Tejo: uma descida no tempo”. O ponto de encontro é a Rotunda do Cristo Rei, junto ao Santuário, às 9h. Juntos, os visitantes vão descer do Cristo Rei até ao Tejo, desfrutando das belas paisagens que despertam com o início da primavera. As inscrições gratuitas devem ser feitas através de um formulário online.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/fotografa-camilla-watson-fixou-no-cais-do-ginjal-retratos-dos-pescadores-que-ali-resistem/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x250px

Últimas

PUBLICIDADE
pai-natal-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Auditório da Costa da Caparica exibe ciclo de cinema dedicado a Andrei Tarkovski

Obras do realizador russo vão estar em exibição nas primeiras três quintas-feiras de dezembro.   Três...

Teatro Extremo estreia “Absolutamente Liberal” em dezembro

Criação teatral vai estar em cena em Almada entre 4 e 21 de dezembro.   O...

Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029

PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo...

80 utentes com alta clínica permanecem internados no Garcia de Orta por não terem para onde ir

NOTÍCIA ALMADENSE Caso mais prolongado é o de um utente que aguarda vaga em Lar...