Empreitada de construção de habitação municipal ascende a um valor global de 9,4 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Almada aprovou o lançamento de um concurso público com vista à construção de um total de 52 fogos a custos controlados na Quinta do Facho (Monte de Caparica), que irão reforçar o parque de habitação municipal da autarquia.
Aprovada durante a reunião camarária realizada esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, com os votos favoráveis de todas as forças políticas ali representadas, a empreitada conta com um “preço base no valor de 8,8 milhões de euros, aos quais acresce o IVA”, segundo avançou José Pedro Ribeiro, vereador responsável pelas Infraestruturas e Obras Municipais.
De acordo com a autarquia, trata-se de 52 casas de habitação a custos controlados, com tipologias T1 a T4, sendo que os trabalhos têm um prazo de execução de 730 dias. O investimento é fruto de uma candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) já se encontra aprovada.
Acrescentando o valor de IVA, a obra poderá alcançar um valor global de cerca de 9,4 milhões de euros, o que levou a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, a “alertar para os valores envolvidos”. Referindo “a enormidade com que estamos a ser confrontados”, a autarca avisou que os preços de construção com que a Câmara se tem deparado se estão a tornar “quase incomportáveis”. Neste aspeto, “o setor público é particularmente fustigado em termos de preços para a construção”, sublinhou.
Reabilitação de fogos municipais no Laranjeiro
A mesma reunião aprovou por unanimidade o lançamento do projeto de execução para a reabilitação do conjunto habitacional de 156 fogos municipais situado na Quinta de Santo António, no Laranjeiro.
“Estamos a falar de um conjunto habitacional muito grande e estamos a falar de um dos nossos bairros municipais mais degradados”, afirmou Inês de Medeiros. Por isso, “é com satisfação que lançamos este procedimento, que ainda não é a empreitada, mas pelo menos já é um passo na boa direção”, afirmou a presidente da Câmara, destacando “a importância” deste projeto de execução, cujo valor base se situa nos 190 mil euros (aos quais acresce o IVA). “Espero que aquela população possa ver aqueles edifícios reabilitados na totalidade e com qualidade”, concluiu.
https://almadense.sapo.pt/habitacao/almada-reabilita-edificio-de-habitacao-municipal-no-laranjeiro-por-1-milhao-de-euros/



