anuncio-farmacia-sobreda
12.1 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Fotografia, urbanismo e histórias da cidade: Museu de Almada inaugura três exposições

“A Almada de Júlio Diniz”, “Lugares de projeto” e “Conta-me histórias” são as três exposições com inauguração marcada para 9 de novembro, no Museu de Almada – Casa da Cidade.

 

A partir da próxima quinta-feira, 9 de novembro, e até 23 de março, são três as novas exposições propostas pelo Museu de Almada – Casa da Cidade para descobrir um pouco mais sobre o concelho. As sugestões vão da fotografia ao urbanismo sustentável, passando pelas histórias da cidade.

 

1. “Esta é a cidade e é bela: a Almada de Júlio Diniz”

- PUBLICIDADE -

Com inauguração marcada para dia 9, pelas 18 horas, o Museu de Almada – Casa da Cidade apresenta uma nova exposição de fotografia dedicada ao fotógrafo almadense Júlio Pereira Diniz, nascido em 1925. A exibição é composta por 68 imagens, selecionadas entre os mais de 9000 negativos do espólio municipal. Parte-se da imagem da cidade em crescimento, da paisagem rural à industrialização e aos primeiros indícios do seu apagamento, para descobrir Almada e as suas metamorfoses.

 

2. “Lugares de projeto”

Nesta exposição, exibem-se alguns dos trabalhos de projeto de alunos do Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA, realizados entre 2016 e 2023. Na mostra, os visitantes poderão encontrar propostas, plantas, esquissos e apresentações audiovisuais que convidam a repensar o concelho de Almada, dando novos usos à frente ribeirinha e refletindo sobre a requalificação dos edifícios e mobilidade sustentável. A inauguração está marcada para dia 9, pelas 18 horas.

 

3. “Conta-me histórias”

Com inauguração marcada no mesmo dia e hora, “Conta-me Histórias” é o novo espaço expositivo do Museu de Almada, que pretende dar a conhecer peças menos familiares do espólio almadense. Neste espaço, o público poderá descobrir as várias histórias de Almada, que vão desde à agricultura até à indústria naval, ao comércio ou ao associativismo característico da cidade. Inaugurando este novo núcleo, estará patente uma exposição sobre a Carpintaria de Moldes, profissão intimamente ligada à história da indústria naval do concelho – tanto no Arsenal do Alfeite como na Companhia Portuguesa de Pesca.

- PUBLICIDADE -

As exposições podem ser visitadas de terça-feira a sábado, entre as 10h e as 13h ou, à tarde, entre as 15h e as 18h. O bilhete que permite visitar as três exposições tem o valor de 2,73 euros (adultos), com desconto de 50% para jovens e seniores.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almagusto-regressa-ao-jardim-do-castelo-para-celebrar-o-sao-martinho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x250px

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Transtejo prevê perturbações na tarde de quinta-feira devido a plenário sindical

Operação da Transtejo estará interrompida entre as 14h30 e as 17h30, informou a empresa.    O...

Teatro Extremo estreia “Absolutamente Liberal” em dezembro

Criação teatral vai estar em cena em Almada entre 4 e 21 de dezembro.   O...

Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029

PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo...

80 utentes com alta clínica permanecem internados no Garcia de Orta por não terem para onde ir

NOTÍCIA ALMADENSE Caso mais prolongado é o de um utente que aguarda vaga em Lar...