Quase 40 crianças já estão a ir de bicicleta para a escola pelo menos uma vez por semana, contribuindo para a alteração do paradigma de mobilidade escolar.
Saudável, seguro e sustentável: são estes os adjetivos que definem o CicloExpresso, projeto a nível nacional que acaba de chegar ao concelho de Almada, contando com três escolas participantes: EB nº2 da Costa da Caparica, Cataventos da Paz (em Cacilhas) e D. António da Costa (em Almada).
O lançamento oficial da iniciativa decorreu terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de maio. No total, participaram quase 40 crianças, às quais se somaram algumas mães e pais, colocando a mobilidade sustentável e a educação ambiental no dia-a-dia das crianças e das famílias.
O projeto consiste na criação de grupos de crianças que, acompanhadas por monitores adultos, pedalam até à escola, assim realizando exercício físico num meio de transporte sustentável. Para já, os percursos realizam-se às terças-feiras na Costa da Caparica e às quartas-feiras em Almada. “É excelente ver esta transição para uma mobilidade mais sustentável, com as crianças felizes a chegar à escola”, sublinhou João Bernardino, mentor da iniciativa.
O CicloExpresso é um projeto de mobilidade escolar que organiza comboios de bicicleta para a escola. Tal como um “comboio” regular, tem um percurso e horário definidos e qualquer criança pode ir nele até à escola na sua bicicleta de forma segura, optando assim por um modo mais sustentável, saudável e divertido de fazer o percurso diário. Ao mesmo tempo, o CicloExpresso visa capacitar as crianças para conhecerem o ambiente à sua volta, estimulando a autonomia individual e as capacidades motoras e sensoriais.
O lançamento da iniciativa na Costa da Caparica contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, para quem foi “uma grande alegria ver a quantidade de miúdos que integraram este comboio, este arranque. Acho que é uma extraordinária forma das nossas crianças, mas também de alguns professores e pais, começarem o dia. Espero que este comboio venha a crescer, e a estabilizar e que passe de facto a ser um hábito”.
Nas três escolas onde está a ser dinamizada a iniciativa e na comunidade do Estuário Colectivo, em Cacilhas, foram instalados parqueamentos para bicicletas pela CMA, de modo a que as crianças que participam na iniciativa possam parquear a sua bicicleta dentro dos recintos escolares, de forma segura. No total, foram instaladas 19 estruturas de parqueamento para bicicletas, informou a autarquia.
Quanto aos percursos, são feitos à medida, tendo em conta a residência dos participantes, as condições de circulação e a seleção de vias seguras. Todos aqueles que estudem nas escolas abrangidas, saibam andar de bicicleta e possuam bicicleta própria podem ser inscritos pelos encarregados de educação nesta página. Os próprios pais podem juntar-se como monitores voluntários, ou “maquinistas”, neste link.
A implementação do CicloExpresso em Almada é uma iniciativa da CMA em parceria com a Cooperativa BiciCultura, contando com o apoio de várias entidades e dos Agrupamentos de Escolas associados. Os percursos já em vigor podem ser consultados aqui.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/de-bicicleta-pela-liberdade-comemorar-abril-sobre-rodas/