15.2 C
Almada

Inauguração do renovado Largo de Cacilhas traz animação para toda a família

A porta de entrada do concelho de Almada vai receber um mercado de rua, música e vários eventos no dia 4 de fevereiro.

 

A requalificação do Largo de Cacilhas terminou e o espaço será inaugurado no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, num evento que decorre entre as 10h da manhã e as 17h. A reabertura conta com eventos para toda a família, oficinas dinamizadas pelo Clube Náutico de Almada, música, dança, leitura de contos infantis, pinturas faciais, jogos tradicionais, além de um mercado de rua com cerca de 40 stands e street food. Também a fragata D. Fernando II e Glória se vai juntar à iniciativa, com visitas gratuitas entre as 10h e as 17h.

As obras de requalificação tiveram início em março de 2021, tendo representado um investimento global de cerca de 3 milhões de euros. Na altura, a Câmara Municipal de Almada destacou que objetivo da obra passava por “promover a fruição da zona ribeirinha e potenciar a dinamização da economia local”. Agora, a autarquia reconhece o Largo como “um espaço que convida a ficar e usufruir da paisagem privilegiada sobre o Tejo, num local onde História e modernidade se cruzam”.

No que toca à renovação do espaço, destaque para as repavimentações, com material permeável, da zona pedonal e da área transitável, a ampliação da área envolvente da fragata e do submarino Barracuda, a conversão da zona perto do Tejo para um espaço de anfiteatro, a reabilitação do farol de Cacilhas, a criação de um passeio panorâmico junto ao rio, com bancos, vegetação, e um muro-banco para descanso e proteção das mesas da área da restauração.

- PUBLICIDADE -

Finalmente, a requalificação abrangeu também a construção de novos abrigos para os autocarros, recolocados em ilhas mais amplas, naturais e convenientes, aponta a autarquia.

Ao mesmo tempo, a empreitada também se foca na musealização das Salgas Romanas de Cacilhas, cujos vestígios foram identificados em 1981, durante a realização de trabalhos que colocaram a descoberto um conjunto de tanques para preparação de conservas à base de peixe junto ao estuário do Tejo.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/barracuda-o-submarino-de-condicoes-austeras-que-vai-ser-museu/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Ligação fluvial Trafaria–Belém de novo suspensa

Durante o período de interrupção, os títulos de transporte de passageiros válidos para esta...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...

Desabamento na arriba leva moradores a saírem de casa na Costa da Caparica: “Não me lembro de algo assim”

Deslizamento de terra volta a expor a vulnerabilidade das habitações localizadas junto à encosta.   Sandra...