Arrancam obras de requalificação do Largo de Cacilhas

Intervenção que visa dar uma nova cara a Cacilhas deverá estar concluída no início do próximo ano. 

 

A empreitada de requalificação do Largo de Cacilhas teve início esta semana, o que vai implicar condicionamentos no espaço público durante vários meses, informou a Câmara Municipal de Almada.

Adjudicada no passado mês de Outubro por 2,4 milhões de euros, a obra tem como objetivo criar um circuito turístico à beira-Tejo, de forma a “promover a fruição da zona ribeirinha e potenciar a dinamização da economia local”, destacou a autarquia. Com um prazo estimado de 300 dias, prevê-se que a intervenção esteja concluída no início do próximo ano.

Um dos elementos principais da empreitada prende-se com a musealização das Salgas Romanas de Cacilhas, cujos vestígios foram identificados em 1981, durante a realização de trabalhos que colocaram a descoberto um conjunto de tanques para preparação de conservas à base de peixe junto ao estuário do Tejo.

Desta forma, o Largo Alfredo Dinis será um dos locais com restrições à circulação, uma vez que será ocupado parcialmente para a execução da primeira fase da obra, que inclui trabalhos de arqueologia relacionados com o projeto de abertura ao público das antigas salgas.

Ao mesmo tempo, a instalação do estaleiro da obra vai implicar o encerramento do parque de estacionamento da Av. 25 de Abril de 1974 durante pelo menos 10 meses.

Haverá também alterações no terminal rodoviário da Transportes Sul do Tejo (TST), sendo que os abrigos com os números 137/138, 139/140, 141/142, 142/144, 145/146 e 147/148 serão transferidos de forma temporária para a Av. Aliança Povo MFA.

Também a circulação rodoviária será afetada, passando a sentido único na via junto ao morro de Cacilhas, estando autorizada a circulação na via junto à Fragata D. Fernando II e Glória.

 

Câmara de Almada quer instalar serviços municipais no antigo edifício da EDP

One thought on “Arrancam obras de requalificação do Largo de Cacilhas

  • Abril 5, 2021 at 6:12 pm
    Permalink

    Ainda irá começar antes da EN 10-1? (estrada da sobreda)? Era melhor arranjar um passe para o piquete do smas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *