Cacilhas, Cais do Sodré, Seixal e Montijo vão contar com estações de carregamento de energia para a nova frota de navios elétricos da Transtejo.
As estações de carregamento de energia para a nova frota da Transtejo foram adjudicadas ao grupo empresarial CME, anunciou hoje a operadora fluvial. “Este fornecimento visa dotar os terminais fluviais do Cais do Sodré, Cacilhas, Seixal e Montijo de estações de carregamento de energia de terra para a nova frota de navios elétricos da Transtejo”, explica a transportadora em comunicado.
O contrato para a construção, fornecimento e manutenção dos postos de carregamento de energia nos terminais fluviais foi firmado em cerca de 14,5 milhões de euros. Recorde-se que o concurso público foi aberto pela terceira vez no passado mês de agosto.
A adjudicação das estações de carregamento vão permitir a entrada em operação da nova frota elétrica de dez embarcações. Recorde-se que a chegada dos novos barcos comprados aos Astilleros Gondán por 52,4 milhões de euros no ano passado, já esteve prevista para o final de 2020, foi adiada para abril de 2022 e agora está prevista começar a chegar no final do ano.
A entrega das quatro primeiras embarcações da nova frota elétrica está “prevista para o período entre dezembro de 2022 e junho de 2023”, indicou a operadora ao ALMADENSE no mês de agosto.
Com a frota atual muito envelhecida, enquanto não chegam os novos navios, as perturbações nas ligações fluviais continuam a fazer-se sentir. Nos últimos meses, foram várias as falhas no transporte fluvial, motivadas por avarias nos navios e greves dos trabalhadores. Neste momento a travessia entre a Trafaria e Lisboa a operar apenas com um navio (o ferry Almadense), é uma das ligações que enfrenta constrangimentos mais recorrentes.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/metro-de-almada-inicia-nova-intervencao-para-reduzir-ruido/