Serviço está encerrado desde as 8h desta sexta-feira, reabre durante o dia de sábado e volta a encerrar até segunda-feira.
As urgências de ginecologia e obstetrícia e os blocos de parto do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vão voltar a enfrentar fortes constrangimentos este fim de semana. Os serviços estão encerrados desde as 8h desta sexta-feira e assim permanecem até às 8h da manhã de sábado. Nesse dia, o serviço está aberto entre as 8h e as 20h o serviço, voltando a encerrar entre as 20h e as 8h de segunda-feira.
Os constrangimentos têm sido provocados pela falta de médicos para assegurar as escalas de urgência, uma situação que provocou limitações nestes serviços em todos os fins de semana do mês de agosto e que se repete um pouco por todo o país há vários meses.
Recorde-se que o Hospital Garcia de Orta vai perder oito especialistas obstetras para o setor privado ou por reforma até setembro. Quatro destes médicos ainda estão a fazer urgências durante o mês de agosto no hospital, pelo que a situação poderá “agravar-se ainda mais em setembro”, adiantou a RTP.
O Serviço Nacional de Saúde disponibilizou no seu site o horário de funcionamento, em tempo real, dos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e blocos de partos para manter os cidadãos informados. Pode consultar este link para saber qual o hospital mais perto de si no distrito de Setúbal.
Entretanto, o Garcia de Orta apela aos utentes para que “em caso de doença aguda, contactem em primeiro a linha SNS 24, se aconselhem com o médico assistente ou contactem o Centro de Saúde, para uma assistência de maior proximidade”.
https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-ja-tem-novo-conselho-de-administracao/