13.4 C
Almada

Festival Transborda regressa a Almada com dança e artes performativas

Segunda edição da mostra internacional traz a Almada espectáculos, oficinas, performances e conversas entre os dias 17 de fevereiro e 12 de março.

 

O festival Transborda, dedicado à divulgação da dança contemporânea e de trabalhos performativos, regressa a Almada entre os dias 17 de fevereiro e 12 de março. Trata-se de uma iniciativa da Casa da Dança, que pretende apresentar ao público almadense artistas e criadores procedentes de diversos países.

Nesta segunda edição, a mostra traz nomes como Vera Mantero (Portugal), Marcelo Evelin (Brasil/Holanda), Vania Vaneau (Brasil/França) ou Volmir Cordeiro (Brasil/França), e decorre em espaços como o Teatro Municipal Joaquim Benite, o Auditório Osvaldo Azinheira ou a Casa Municipal da Juventude, em Cacilhas.

“Blanc”, de Vania Vaneau, parte de rituais de transe afro-brasileiros para investigar um corpo formado por multiplicidades. Em “Época”, Volmir Cordeiro e Marcela Santander visitam e avivam em seus corpos, uma série de questões propostas por mulheres artistas do século XX.

- PUBLICIDADE -

Em “Sur le Fil”, Nacera Belaza leva o corpo a atravessar limites num equilíbrio cuidadoso em direção ao que parece aparentemente impossível. Por sua vez, “La Burla” é primeiro trabalho conjunto de Bruno Brandolino e Bibi Dória. Trata-se de uma ficção coreográfica num presente obscuro e pós-apocalíptico, onde invocações e rituais misturam o sagrado e o profano.

Além das apresentações, a Transborda propõe ainda ações viradas para a investigação, a partilha e a qualificação artística. “Barricada”, de Marcelo Evelin, conta com um formato de uma oficina-performance, uma prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política.

Da programação, destaque ainda para os laboratórios de composição e interpretação “O Corpo Pensante”, com Vera Mantero, e de investigação “Zonas de Contato”, com Vania Vaneau.

A mostra internacional conta ainda com o crítico Ruy Filho, que mediará conversas com artistas e vai fazer uma cobertura crítica na revista de artes Antro Positivo. As conversas gravadas serão posteriormente disponibilizadas no site da Transborda e da Casa da Dança.

A segunda edição da mostra é organizada pelo Núcleo de Artes Performativas de Almada e pela Casa da Dança, contando com os apoios da República portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Almada.

 

Programa:

- PUBLICIDADE -

18 de fevereiro (sexta) às 21h: Blanc, de Vania Vaneau, no Auditório Osvaldo Azinheira (Academia Almadense).

26 de fevereiro (sábado) às 20h: Barricada, de Marcelo Evelin, na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro.

27 de fevereiro (domingo) às 20h: Época, de Vladimir Cordeiro e Marcela Santander, no no Auditório Osvaldo Azinheira (Academia Almadense).

4 de março (sexta) às 21h: Le Cri e Sur le Fil, de Nacera Belaza, no Teatro Municipal Joaquim Benite.

12 de março (sábado) às 20h: La Burla, de Bruno Bandolino e Bibi Dória na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/condenadas-mas-pouco-dia-12-de-fevereiro-no-auditorio-da-costa-da-caparica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...

Utentes questionam Fertagus sobre compra de novas carruagens

Composições sobrelotadas e falta de informação levam Comissão de Utentes a exigir esclarecimentos à...