Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para os próximos cinco anos.
É já este domingo, 18 de janeiro, que os portugueses vão às urnas para a primeira volta das eleições presidenciais, nas quais será escolhido o Presidente da República para o mandato de 2026 a 2031. Neste explicador, O ALMADENSE conta-lhe quem pode votar, onde exercer o direito de voto e quem são os 11 candidatos a esta eleição.
Quem pode votar nas eleições presidenciais?
Podem votar nestas eleições os cidadãos portugueses recenseados em território nacional, bem como os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, desde que inscritos nos cadernos eleitorais. Têm ainda direito de voto cidadãos de nacionalidade brasileira residentes em Portugal com estatuto de igualdade de direitos políticos.
Onde votar?
Para saber em que local está recenseado para exercer o seu direito ao voto, pode consultar o seu local de recenseamento online aqui ou enviar um SMS para o número 3838 com a seguinte mensagem:
RE [número de Identificação Civil] data de nascimento no formato AAAAMMDD
(exemplo: RE 12345678 19531007)
As urnas estão abertas entre as 8h da manhã e as 19h da tarde.
Quem são os candidatos?
Embora constem 14 nomes no boletim de voto das Presidenciais de 2026, só poderá exercer o seu direito de voto sob 11 destes. Devido a uma decisão do Tribunal Constitucional, Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso, ficaram fora da eleição mas, segundo a Comissão Nacional de Eleições, já não havia tempo suficiente para imprimir boletins de voto sem os nomes anteriormente mencionados.
Assim sendo, são estes os 11 os nomes que vão estar em cima da mesa para exercerem o cargo de Presidente da República para os próximos cinco anos:
- André Pestana
- André Ventura
- António Filipe
- António José Seguro
- Catarina Martins
- João Cotrim de Figueiredo
- Jorge Pinto
- Henrique Gouveia e Melo
- Humberto Correia
- Luís Marques Mendes
- Manuel João Vieira
Uma decisão nacional
Nas eleições presidenciais existe uma única circunscrição eleitoral, que abrange todo o território nacional e os eleitores residentes no estrangeiro, pelo que todos os votos contam igualmente para um resultado nacional único. Em caso de uma eventual segunda volta das eleições, que se justifica quando nenhum candidato alcança 50% das intenções de voto, esse novo momento eleitoral está marcado para domingo, 8 de fevereiro.
Últimos resultados
De recordar que as últimas eleições presidenciais em Portugal aconteceram em janeiro de 2021. Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para cumprir o segundo mandato (2021-2026) com 60,70%, seguindo-se Ana Gomes (PS) com 12,97%. André Ventura, do Chega, completou o pódio unindo 11,90% das preferências.



