Nuno Chanoca é o candidato do partido à União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó, a única do concelho onde o PAN concorre. Apresentação decorreu no dia 31 de agosto no Parque da Paz.
Marina Marques é a candidata do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, apresentando-se com o lema “Por Ti. Por Todos. Por Almada”.
“O nosso objetivo é criar uma Almada mais verde, mais bonita, olhar para o bem-estar dos almadenses, porque Almada tem de deixar de ser vista como um ‘dormitório’ de Lisboa”, afirmou Marina Marques, citada pela agência Lusa, durante a apresentação pública da candidatura, realizada este domingo, 31 de agosto, no Parque da Paz.
Natural e residente em Almada, Marina Marques tem 52 anos, é licenciada em Relações Internacionais e trabalha há 30 anos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, no campus de Almada, onde é chefe da Divisão de Mobilidade e Internacionalização do Ensino. Filiada no PAN desde 2015, é porta-voz distrital de Setúbal e da concelhia de Almada, tendo já integrado listas às eleições legislativas, mas concorrendo agora pela primeira vez a órgãos autárquicos.
O programa do PAN para Almada propõe transportes públicos eficientes, ciclovias seguras, ruas protegidas, habitação acessível, requalificação de bairros e criação de espaços de convivência. Inclui ainda medidas para a proteção das praias, rios, matas e animais, valorização da cultura, apoio ao associativismo e promoção do bem-estar da população, com o objetivo de construir “uma cidade mais verde, justa e próxima das pessoas e da natureza”. Além disso, entre as prioridades para Almada estão a habitação, a segurança e a requalificação de territórios estratégicos, como o da antiga Lisnave.
Além de Marina Marques, o partido anunciou também Nuno Chanoca como candidato à União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó, sendo esta a única freguesia em que o PAN se apresenta no concelho.
O evento contou ainda com a presença da porta-voz nacional do PAN, Inês Sousa Real, que reforçou “a importância de construirmos políticas locais mais justas, sustentáveis e próximas das pessoas”.
Quanto à Assembleia Municipal de Almada, a cabeça de lista é também Marina Marques. No entanto, caso a candidatura alcance um resultado que permita a eleição simultânea para a Câmara e para a Assembleia Municipal, “o mandato neste último órgão será assumido pela número dois da lista, Marina Junqueira, e assim sucessivamente”, explicou a formação ao ALMADENSE.
Nas últimas eleições autárquicas, realizadas em 2021, o PAN alcançou 2,3% dos votos, resultado que não lhe permitiu eleger qualquer vereador para a Câmara de Almada. Já na Assembleia Municipal, o partido obteve 3,5%, elegendo uma deputada.
Autárquicas 2025: apresentados os candidatos à União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó