Este ano, a disputa autárquica na Costa da Caparica ganha maior diversidade, com duas candidaturas independentes a juntarem-se aos representantes dos partidos.
Estão definidos os candidatos que vão lutar pela presidência da Junta de Freguesia da Costa da Caparica nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro. Este ano, a corrida eleitoral na freguesia terá uma nova dinâmica, uma vez que conta com a entrada de dois movimentos independentes, que se juntam às candidaturas dos partidos políticos. Além disso, o fim do terceiro mandato do atual presidente, José Ricardo (eleito pelo PS mas entretanto desvinculado do partido), deixa a liderança da freguesia em aberto.
Os candidatos partidários
Para tentar manter a liderança da freguesia, o PS aposta no candidato Rui Spínola, 50 anos, licenciado em Engenharia Informática e atualmente responsável pela área de segurança da informação e cibersegurança no Infarmed.
Já o PSD, apresenta Vanessa Krause, gestora de clientes, para disputar a Costa da Caparica. A candidata propõe a “requalificação do espaço público, mais limpeza, melhores acessos para quem tem dificuldade em andar, melhor espaço verde, mais segurança para todos”, defendendo também uma atenção especial ao comércio local e ao turismo, afirmou num vídeo publicado no site do partido.
Quanto à CDU, mantém a confiança em Pedro Duarte, 49 anos, assistente técnico da Câmara Municipal de Almada e membro da Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica desde 2005. Com longa experiência de intervenção sindical e associativa, Duarte volta a ser o rosto da candidatura comunista e ecologista.
A Iniciativa Liberal (IL) apresenta Rodrigo Silva, atual presidente da Mesa do Plenário do Núcleo Territorial de Almada da IL. Militante desde 2018, integrou a Comissão Executiva do partido entre 2023 e 2025 e esteve ligado a campanhas legislativas no distrito de Setúbal.
Por seu lado, a coligação Almada em Comum (que junta o Bloco de Esquerda e o Livre) apresenta Joana Sales, 44 anos, técnica superior e coordenadora de projetos sociais de âmbito nacional e europeu. Ativista na defesa dos direitos das mulheres, é também membro da Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica desde 2017.
Finalmente, o cabeça de lista do Chega é João Pereira, de 49 anos, também coordenador do partido em Almada. O candidato propõe-se a combater o “abandono a que a Costa tem sido sujeita ao longo dos anos”, defendendo uma Costa da Caparica “segura, limpa e próspera, orgulhosa da sua identidade marítima e rural”, escreveu nas redes sociais.
As candidaturas independentes
Este ano, a eleição autárquica na Costa da Caparica vai ter também a particularidade de contar com duas listas independentes na corrida à Junta.
O movimento “Futuro da Costa” é encabeçado por Pedro Félix, 60 anos, consultor e antigo presidente da Assembleia de Freguesia pelo PSD, partido do qual entretanto se desvinculou. A candidatura propõe medidas como reforço da recolha de resíduos, recuperação de fachadas degradadas, campanhas comunitárias de limpeza de praias, instalação de bebedouros e zonas de sombra para animais, além do reforço do policiamento de proximidade.
Finalmente, a candidatura independente “Mais Costa – Cidadãos Por Ti”, apresenta como cabeça de lista Sérgio Sousa, 53 anos, jurista e atualmente vogal na Junta de Freguesia da Costa. O movimento apresenta-se com o “compromisso de construir uma Costa da Caparica mais forte e autónoma, preparada para responder aos desafios de hoje e projetar a cidade para um futuro melhor e sustentável”. As propostas centram-se na proximidade à população, no reforço da capacidade de resposta da Junta, na valorização da identidade local e na melhoria da qualidade de vida.
Autárquicas 2025: Conheça os candidatos à Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria




