No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
Fausto D’Alva – Candidato Almada em Comum

Cuidar é prioridade e para tal a saúde tem de ser acessível, com um novo centro de saúde no Monte de Caparica e retomar as consultas na Trafaria. O reforço da recolha do lixo e da higiene urbana são fundamentais para a saúde pública e a valorização do nosso espaço público.
É urgente combater o isolamento das nossas freguesias, reforçando a mobilidade e os transportes públicos, nomeadamente com mais ligações fluviais Trafaria-Porto Brandão-Lisboa, cumprindo a extensão do Metro (respeitando o ambiente e a população residente) e alargando as carreiras e horários de autocarros, nomeadamente através do Flexibus.
É essencial pensar um comércio com futuro e uma cultura viva. Propomos incubadoras de negócios, turismo sustentável e economia circular, apostando no comércio local, alavancado por uma economia de cooperativas. Queremos dinamizar feiras de artesanato e concursos de gastronomia, apoiar jovens artistas, promover o diálogo intercultural e a valorização das tradições com a inovação.