No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
Rui Gomes – Candidato PSD

As minhas três prioridades são, por ordem alfabética, a Caparica, a Cova do Vapor e a Trafaria.
Caparica: É urgente tratar da segurança, reabilitação urbana e promoção cultural/turística. Assim, vamos: instalar videovigilância estratégica e lutar pela criação de um quartel da GNR; modernizar o mercado local para recuperar o seu papel central; requalificar o Miradouro dos Capuchos, o Convento e o espaço “Neruda”, para serem seguros e valorizados, sobretudo no âmbito cultural e turístico.
Cova do Vapor: O foco está na habitação, mobilidade e infraestruturas náuticas. Assim, vamos realojar famílias do Bairro 2 do Torrão, eliminar barracões e oferecer habitação acessível; renovar rampas de embarcações na Cova do Vapor e Porto Brandão para apoiar pescadores e turismo; melhorar espaços públicos para tornar a zona mais funcional e atrativa.
Trafaria: As prioridades são a saúde, a reabilitação urbana e o desenvolvimento económico. Propomos médico e enfermeiro a tempo inteiro no polo local para garantir cuidados básicos. Vamos requalificar o mercado como espaço moderno para fomentar o comércio. E apostar no turismo náutico e restauração para criar emprego e dinamizar a economia local.