Cabeça de lista do PSD à Câmara de Almada, decidiu não assumir o mandato de vereador, invocando a “incompatibilidade” entre as funções autárquicas e o lugar no Parlamento Europeu.
O eurodeputado Hélder Sousa Silva, cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Almada nas últimas eleições autárquicas, não vai tomar posse como vereador no executivo municipal. A decisão foi confirmada ao ALMADENSE por Paulo Sabino, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD em Almada.
Nas eleições de 29 de setembro, o PSD alcançou 19,2% dos votos, elegendo dois vereadores. Durante a campanha, em entrevista ao ALMADENSE, Hélder Sousa Silva tinha afirmado que, caso fosse eleito presidente da Câmara, renunciaria ao mandato de eurodeputado. Sobre a possibilidade de assumir funções como vereador, admitiu que “faria uma reflexão consoante os resultados e a expressão do voto. Se achar que tenho condições e que faz sentido continuar, farei por ir às reuniões e estar presente em Almada”.
Feita a reflexão, o candidato social-democrata optou por manter o cargo em Bruxelas. Segundo explicou Paulo Sabino, “Sousa Silva considera incompatíveis as funções executivas na Câmara de Almada com as deliberativas no Parlamento Europeu”. O mesmo entendimento foi formalizado pelo próprio numa carta enviada ao presidente da Assembleia Municipal de Almada.
“Sendo muito respeitador das normas e da sua consciência, o engenheiro Hélder entendeu abdicar, tendo a compreensão e respeito do PSD Almada”, afirmou Paulo Sabino, acrescentando uma palavra de agradecimento ao candidato pelo “extraordinário empenho que todos lhe vimos, tanto na campanha por todo o concelho como no aprofundado estudo que fez de Almada e ao atraso face a concelhos de igual dimensão”.
Com a decisão de Hélder Sousa Silva, os dois mandatos conquistados pelo PSD serão assumidos por Paulo Sabino, número dois da lista, e por Beatriz Ferreira, número três. A tomada de posse do novo executivo municipal está marcada para o próximo dia 30 de outubro.
Pelo PS, assumem funções a presidente da Câmara Inês de Medeiros, Ivan Gonçalves, Filipe Pacheco e Francisca Parreira. Pela CDU, integram o executivo Luís Palma, António Matos e Helena Azinheira, e pelo Chega Carlos Magno e Nuno Mendes.
Inês de Medeiros toma posse para terceiro mandato na Câmara de Almada a 30 de outubro







[…] sua edição de ontem, o jornal Almadense adiantou que “Hélder Sousa Silva (PSD) não vai assumir mandato de vereador na Câmara de […]