11.8 C
Almada

Maternidade do Garcia de Orta encerra todos os fins de semana até janeiro

A maternidade do Hospital Garcia de Orta, em Almada, tem encerramento agendado para todos os fins de semana até 28 de janeiro, funcionando com desvio de doentes às sextas-feiras.

 

O Hospital Garcia de Orta vai ter o serviço de maternidade encerrado todos os fins de semana até 28 de janeiro. Para além disso, será feito o desvio de pacientes às sextas-feiras.

A informação consta do documento “Nascer em Segurança no Inverno 2023/24”, publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) esta terça-feira, dia 3 de outubro, e que diz respeito ao período entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, tendo como objetivo garantir “previsibilidade e segurança às utentes”.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas quatro maternidades estarão em funcionamento pleno, sendo que oito têm dias de encerramento agendados e uma estará deslocada por obras (Hospital de Santa Maria). Acrescentam-se ainda três maternidades do setor privado em regime de convenção com o SNS.

- PUBLICIDADE -
referencia

A nível nacional (no continente) haverá 27 maternidades em funcionamento pleno, de um total de 41. Os horários podem ser consultados na página do SNS.

 

garcia-orta-maternidade
Fonte: “Nascer em Segurança no SNS”.

 

Diretora de Ginecologia e Obstetrícia recua na demissão

A dificuldade em fazer as escalas de urgência motivou um pedido de demissão por parte da diretora do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, Cristina Fontes Leite, que entretanto recuou na decisão.

De acordo com a  SIC Notícias, a profissional anunciou que não tinha “condições para continuar no cargo”, tendo horas depois retirado o pedido após a apresentação do plano “Operação Nascer em Segurança”.

Em comunicado, o Hospital Garcia de Orta indicou que “a Diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia considerou a possibilidade de demissão do cargo, indicando motivos pessoais, associados ao contexto que se vive”. De acordo com a unidade hospitalar, a “divulgação do Plano Operação Nascer em Segurança, que veio dar resposta positiva à proposta apresentada pelo serviço”, levou a diretora do serviço a manter-se no cargo.

O Hospital Garcia de Orta avança ainda que “as escalas de urgência do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e do Bloco de Partos do Hospital Garcia de Orta estão acauteladas para todo o mês de outubro”. Durante o ano de 2022, o HGO realizou um total de 2.480 partos (com 2.536 recém-nascidos), perfazendo uma média de sete partos por dia, indicam os dados divulgados no Relatório e Contas da unidade.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Foto: Maria João Morais

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/presidente-do-hospital-garcia-de-orta-o-nosso-principal-desafio-e-reter-as-equipas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...