9.1 C
Almada

Novas tarifas de estacionamento em Almada a partir de 15 de julho

A partir de 15 de julho, entra em vigor o novo regulamento de estacionamento, circulação e paragem na via pública na Costa da Caparica, que em outubro chega à cidade de Almada. Tarifas diferenciadas por zona e novos dísticos vêm alterar o panorama atual.

 

Na próxima segunda-feira, 15 de julho, entram em vigor na Costa da Caparica novas regras de estacionamento e circulação, indicou a Câmara Municipal de Almada (CMA) em comunicado de imprensa. Um novo sistema de tarifação por cores, mais dísticos e estacionamento misto são as principais novidades.

Na cidade de Almada, no mesmo dia apenas se alteram as tarifas de estacionamento, que passam a ter diferenciação por cores. Os pedidos de dísticos, as alterações nas zonas de estacionamento tarifado e a alteração de sinalização vertical em Almada terão início em outubro.

À semelhança do que já acontece em Lisboa, vão passar a existir zonas de estacionamento diferenciadas por cores. “Com o objetivo de aumentar a rotatividade nas áreas de maior pressão, passam a existir três zonas distintas, com tarifas diferenciadas – zonas verdes (eixos de baixa rotação), amarelas (eixos de média rotação) e vermelhas (eixos de alta rotação)”, explica a autarquia. Em vez de uma tarifa única, de 0,50 euros por hora, o estacionamento nas zonas verdes passa para 0,40 euros por hora. Nas zonas amarelas, o valor passa para 0,60 euros por hora e nas zonas vermelhas passa a ser de 0,80 euros por hora.

- PUBLICIDADE -

Entre os locais de estacionamento a vermelho contam-se, para já, a Rua Capitão Leitão, em Almada Velha, e a avenida principal (a partir da Rotunda dos Bancos e até Cacilhas). Na Costa da Caparica, de momento, o estacionamento mais caro é o amarelo, em locais como a Avenida 1. º de Maio, o parque junto ao restaurante “O Barbas” e a Avenida General Humberto Delgado. Esta medida tem como objetivo “aumentar a rotatividade nas áreas de maior pressão”, indica a Wemob.

Com as novas regras, “quem não possuir dístico tem uma maior oferta de lugares de estacionamento, com a criação de zonas mistas de estacionamento, gratuito para residentes e tarifado para os restantes”, acrescenta a CMA.

A partir de dia 15 de julho passam também a existir mais dísticos, que podem ser adquiridos online, na página da Wemob. Ao lado do dístico de residente (gratuito), os requerentes podem pedir dístico profissional, caso trabalhem na área de estacionamento pago (entre 20 e 30 euros por mês) ou dístico porta a porta, para empresas de transporte de mercadorias.

Acresce ainda o dístico verde, para veículos movidos exclusivamente a eletricidade, e o dístico de veículo de utilização partilhada, para situações de carsharing (entre 48 e 96 euros mensais). Os condutores ou passageiros com necessidades especiais têm ao seu dispor o dístico de acesso especial que, tal como o dístico de residente, é gratuito para o primeiro veículo.

Para quem costuma visitar as zonas tarifadas e não é elegível para dístico, há novas tarifas mensais consoante a zona de estacionamento. O valor máximo é de 96 euros por mês (cerca de 3,20 euros por dia) e o valor mínimo, que permite estacionar nas zonas verdes, é de 48 euros.

De acordo com a Wemob, estas alterações visam “melhorar a mobilidade urbana, ordenar o estacionamento, promover a rotatividade nas zonas de comércio e serviços e liberar espaço público para pedestres”.

 

- PUBLICIDADE -

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/escola-fernao-mendes-pinto-tem-o-melhor-indicador-de-sucesso-no-ensino-basico-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...