anuncio-farmacia-sobreda
14.1 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Estacionamento do Parque da Paz vai ser gratuito para residentes com passe Navegante

Medida visa estimular os moradores em Almada a deixarem no parque de estacionamento o seu veículo individual para depois utilizarem o transporte público.

 

O estacionamento do Parque da Paz vai passar a ser gratuito para os residentes no concelho de Almada que tenham um passe Navegante válido. A medida foi aprovada na reunião de Câmara realizada a 2 de junho, com os votos favoráveis de todas as forças políticas representadas no executivo municipal.

A iniciativa resulta de um acordo entre a WeMob, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Câmara Municipal de Almada, explicou Inês de Medeiros, presidente da autarquia. A mudança entra em vigor a partir da próxima terça-feira, dia 17 de junho.

Filipe Pacheco, vereador na autarquia e vogal não executivo da WeMob, especificou a medida: “os portadores do passe Navegante válido e que sejam residentes no concelho de Almada passarão a poder estacionar gratuitamente no parque de estacionamento do Parque da Paz”. Segundo explicou, “já lá está uma cancela onde habitualmente se retira um título que atualmente tem uma gratuitidade de apenas três horas. Nessa cancela vai haver um terminal onde se encosta o passe para se poder ter acesso ao parque, com limite de um dia”.

Pacheco sublinhou que o objetivo é que “as pessoas deixem ali o seu transporte individual e possam depois utilizar o transporte público. Desta forma, estamos a valorizar os utilizadores de transporte público”.

- PUBLICIDADE -

Por sua vez, Nuno Matias, vereador do PSD, defendeu que o espaço deve continuar a cumprir a sua função principal. “Aquele parque tem uma utilização marginal, numa lotação de 200 e poucos carros. Mas não podemos deixar de recordar que o parque tem que servir o Parque da Paz, ter uma quota de 10 ou 15% que permita garantir que há estacionamento para os utilizadores. Não condicionar o acesso ao Parque da Paz.”

Filipe Pacheco confirmou que essa preocupação será tida em conta: “Aquele parque deve servir também os utentes do Parque da Paz. Neste momento não é possível, mas em breve será possível ter uma quota para utilização de curta duração para apoio ao Parque da Paz. É esse o objetivo.”

A presidente da Câmara reforçou ainda a “importância de diminuir a utilização do transporte individual”, reconhecendo que “a operação da Carris Metropolitana melhorou”, mas admitindo que “há ainda problemas estruturais por resolver, nomeadamente na operação da Fertagus.”

Joana Mortágua, vereadora do Bloco de Esquerda, manifestou o seu apoio à iniciativa, lembrando que tem defendido que “o modelo dos parques de estacionamento em Almada permitam a gratuitidade para os portadores de passes de transporte público”. Para a vereadora, “esse é um modelo de mobilidade que permite, sem diabolizar o carro para quem precisa dele, evitar que depois o transporte para fora do concelho seja feito com transporte individual.” E concluiu: “É uma boa ideia e deve ser o modelo adoptado”.

Notícia atualizada no dia 12 de junho às 16h com informação sobre a data da entrada em vigor da medida. 

Gregory Bernard e o sonho de devolver o icónico Transpraia à Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

  1. Gostaria de saber se as pessoas que têm dístico de incapacidade reduzida se também têm direito a não pagar, é muito importante no meu caso tenho que fazer caminhadas para a minha recuperação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Rua-presepios

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
natal-forum

Artigos Relacionados

Luís Palma (CDU) é o novo presidente dos SMAS Almada

Câmara Municipal de Almada aprovou nomeação com sete votos a favor e quatro abstenções, marcando o regresso da CDU ao executivo municipal

Plenário interrompe ligações fluviais da Transtejo na tarde de terça-feira, 9 de dezembro

Interrupções previstas entre as 13h15 e as 18h15 motivadas por protesto sindical antes da greve nacional de 11 de dezembro

Metro Sul do Tejo regista segundo atropelamento mortal no espaço de uma semana

No espaço de apenas uma semana, houve registo de dois acidentes mortais envolvendo composições...

Crianças de Almada dão voz ao filme “O Natal dos Animais”

Adaptação da música na versão portuguesa do filme esteve a cargo da maestrina Vanessa...