Os primeiros 26 veículos vão começar a circular nos municípios da Margem Sul durante o mês de novembro.
A frota de autocarros da Carris Metropolitana nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra vai ser reforçada com 43 novos veículos elétricos. A informação foi divulgada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que sublinha que esta medida visa “acelerar a transição energética” e reforçar o “compromisso com a mobilidade sustentável”.
Aos atuais 337 autocarros da Transportes Sul do Tejo (TST) a operar ao serviço da Carris Metropolitana na Área 3, serão adicionados “43 veículos elétricos de última geração”, o que eleva em mais de 10% a fatia da frota com emissões zero”, sublinha a TML. Para garantir que a introdução dos veículos elétricos seja bem-sucedida, a TST instalou 23 carregadores duplos, capazes de carregar 46 autocarros.
De acordo com a operadora de transportes, o primeiro autocarro elétrico chegou em março de 2025, tendo servido de base à primeira fase de testes. Atualmente, 26 destes veículos já foram entregues, estando em preparação para entrada em serviço durante o mês de novembro. Quanto aos restantes autocarros elétricos, “deverão chegar em janeiro de 2026 e prevê-se que comecem a circular em fevereiro”.
Para a TML, a inclusão de veículos 100% elétricos em Almada e no Seixal “representa mais um passo decisivo na estratégia de transição energética da Carris Metropolitana, que aposta numa operação mais eficiente, silenciosa e com emissões zero, alinhada com os objetivos de descarbonização da Área Metropolitana de Lisboa”.
A cerimónia de apresentação dos novos autocarros teve lugar na sede da TST decorreu esta segunda-feira, dia 3 de novembro, contando com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, bem como os conselhos de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), entre várias entidades públicas e representantes do setor da mobilidade.
De recordar que a Carris Metropolitana iniciou operação na Área 3 em julho de 2022 e desde então tem somado aumentos de procura. Em outubro de 2025, a empresa contabilizou “mais de 4 milhões de passageiros transportados num único mês e com grau de cumprimento da operação acima dos 98%”, destacou a entidade.
Transtejo anuncia estreia de navios elétricos na ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré




