anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Legislativas 2025: O que defendem os partidos para Almada? Habitação e bairros precários

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE

O jornal ALMADENSE lançou um pequeno desafio aos partidos com representação parlamentar: quatro questões sobre temas relacionados com Almada que dependem do Estado Central e, portanto, pertinentes em vésperas de eleições legislativas. Uma dessas questões está relacionada com a política de habitação e as soluções previstas para os bairros autoconstruídos como o Segundo Torrão e Penajóia.

Aqui publicamos as respostas à questão:

Os empreendimentos atualmente em construção em Almada, no âmbito do Plano Integrado de Almada (PIA), destinados ao arrendamento acessível, são suficientes para responder à crescente dificuldade de acesso à habitação no concelho? Por outro lado, esses projetos parecem não contemplar soluções para os bairros autoconstruídos, como o Segundo Torrão e Penajóia (este último edificado em terrenos do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IHRU). Que respostas propõem para os moradores destes bairros?

Nota: Seguindo as setas encontrará as respostas enviadas pelos partidos ao ALMADENSE. A ordenação dos mesmos foi feita segundo a votação obtida em Almada nas últimas eleições legislativas. O partido Chega não respondeu às questões.

Veja a resposta às outras questões:
 Mobilidade     Lisnave     Compromissos 

Anterior
Seguinte

PAN

Logo_Pessoas-Animais-Natureza

Embora os empreendimentos do PIA representem um passo positivo, consideramos que são insuficientes face à atual crise habitacional, sobretudo no que toca às necessidades dos jovens que procuram a sua primeira casa. O PAN defende a criação de um plano municipal de habitação com metas mais ambiciosas, que vá além das soluções já previstas e que tenha em conta diferentes perfis populacionais, com especial atenção aos jovens em início de vida adulta, estudantes e jovens profissionais.

Esse plano deve incluir a reabilitação do edificado devoluto, o reaproveitamento de património público abandonado ou subutilizado, e a promoção de novos modelos habitacionais, como co-housing, cooperativas de habitação e arrendamento com rendimentos indexados à capacidade económica real dos jovens. Propomos ainda a criação de programas municipais de apoio à renda e incentivos ao arrendamento acessível de longa duração, articulados com o IHRU e os municípios, para responder às dificuldades concretas desta faixa etária.

Defendemos que os jovens devem ser envolvidos na conceção destas políticas, através de processos participativos, e que os novos empreendimentos contemplem também serviços de proximidade, mobilidade sustentável, acesso a espaços verdes e culturais, criando bairros verdadeiramente inclusivos e com qualidade de vida.

Relativamente aos bairros autoconstruídos, como o Segundo Torrão e Penajóia, propomos soluções integradas de requalificação urbanística, com participação ativa das comunidades locais, garantindo acesso a infraestruturas básicas, segurança jurídica da habitação e condições de vida dignas. Estes territórios devem ser vistos como parte da solução e não apenas como problema, apostando na capacitação das populações e numa resposta que seja urgente, justa e humanizada, em articulação estreita com o IHRU, as autarquias e os serviços sociais.

 

Anterior
Seguinte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...