Corrida autárquica está lançada na Caparica e Trafaria, onde a atual presidente vai procurar renovar o mandato conquistado há quatro anos.
Quando faltam menos de dois meses para as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, a maior parte dos partidos já apresentou os candidatos à presidência da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, preparando o terreno para a disputa pelo próximo executivo da freguesia.
A atual presidente, Sandra Chaíça, recandidata-se pelo Partido Socialista, procurando assegurar um segundo mandato à frente da freguesia depois da vitória alcançada em 2021.
Por seu lado, a CDU apresenta como cabeça de lista Joana Santos, de 36 anos, professora de Físico-Química, que tem como objetivo recuperar para a coligação a presidência da freguesia, perdida há quatro anos para os socialistas.
Já o PSD, aposta em Rui Gomes, de 45 anos, fisioterapeuta e gestor na área da saúde, que procura ganhar espaço junto do eleitorado local.
A candidatura conjunta do Bloco de Esquerda e do Livre (designada “Almada em Comum”) é liderada por Fausto D’Alva, de 56 anos, licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e pós-graduado em Defesa e Segurança. Autarca desde 2017 na Assembleia da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, o candidato pretende renovar o mandato.
Por sua vez, a Iniciativa Liberal apresenta Guilherme Lopes, de 28 anos, gestor bancário e primeiro secretário da Mesa do Plenário do Núcleo Territorial da IL de Almada. Com esta candidatura, os liberais pretendem alcançar representação na freguesia.
Quanto ao partido Chega, confia no candidato Bruno Brito para obter representação na freguesia.
Em 2021, o PS venceu pela primeira vez na Caparica e Trafaria, alcançando 37,4% dos votos. A CDU ficou em segundo lugar, com 32,6%, seguindo-se o PSD, com cerca de 10%. O Bloco de Esquerda conquistou 7,2% e o Chega encerrou a lista com 6,8%.
Autárquicas 2025: apresentados os candidatos à União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó





Bruno Brito vai ganhar. Chega!