14.6 C
Almada

Almada debate em janeiro as políticas municipais de desporto

Associações desportivas do município participam em painéis de discussão sobre a melhoria das práticas de desporto e qualidade de vida do município.

 

O Fórum Municipal Romeu Correia vai receber, entre os dias 20 e 22 de janeiro, o Congresso de Desporto de Almada. Serão três dias de discussão, divididos entre painéis e conferências subordinados ao tema “Almada – Território do Desporto”.

O evento destina-se a “repensar as políticas do município relativamente ao desporto”, explicou Filipe Pacheco, vereador com o pelouro do desporto, durante a reunião de Câmara que decorreu esta segunda-feira.

Para isso, a Câmara de Almada, que organiza o evento, convocou “o movimento associativo desportivo do concelho, a academia, as empresas e os praticantes de desporto. Em suma, todos os munícipes que queiram ter uma palavra a dizer naquilo que é a construção da política do município na área do desporto”, afirmou o autarca.

- PUBLICIDADE -
referencia

Durante o congresso, o vereador vai também apresentar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo (PEDD), que será sujeito a discussão pública no evento. O documento tem como objetivo “preconizar a estratégia que a autarquia e os parceiros associativos desportivos pretendem estabelecer, hoje e num futuro a médio prazo, para o desenvolvimento dos níveis de participação desportiva e de atividade física”, além de criar programas focados na “melhoria da qualidade de vida através da criação e manutenção de hábitos de vida saudável e sustentáveis para os seus munícipes”, indica a CMA no seu site oficial.

Da programação, destaque para a conferência “O papel do Jogo, da Brincadeira e da Aventura na construção da Criança, do Desportista e do Cidadão” por Carlos Neto, “Observatório do Desporto e da Atividade Física: Imagem atual e tendências” por Mário Guimarães, da Universidade Lusófona, e ainda “Grandes Eventos Desportivos como fator de desenvolvimento local e desportivo – Case-study Costa Caparica” por Ocean Events.

Finalmente, haverá ainda lugar para exposições associadas, como é o caso de “Não percas o foco”, do grupo da Jovens em foco de Almada’22; e ainda “Conjugação de Almada”, pela Associação dos Amigos da Cidade de Almada.

As inscrições para o Congresso encontram-se abertas no site da Câmara Municipal de Almada até dia 17 de janeiro.

 

Com Maria João Morais

Foto cedida por JCMyro/JDM

- PUBLICIDADE -

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/teatro-de-almada-apresenta-48-espetaculos-para-2023/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...