Evento convida os participantes a discutirem temas importantes como a justiça social, crise climática, democracia ou racismo através das artes.
O Solar dos Zagalhos, na Sobreda, vai receber uma festa que pretende incentivar o debate de temas como a justiça social, crise climática, democracia e racismo através da música, poesia, leitura e oficinas. Trata-se da “FesThink”, uma iniciativa dedicada ao pensamento, que decorre entre os dias 11 e 12 de julho, com o objetivo de transformar o pensamento crítico em algo proativo para a sociedade.
Durante a festa, o público é incentivado a debater com pensadores de diversas profissões, como filósofos, músicos, atores, arquitetos e jornalistas. O diálogo vai versar sobre temas que, sendo relevantes, fazem parte da nossa realidade.
A programação começa com uma palestra nos jardins que envolve leituras, música, poesia e outras artes. Para o resto do programa pode continuar a contar-se com o destaque de várias disciplinas, assim como variados protagonistas, como elementos da Academia de Música de Almada, Paulo Pires do Vale (Comissário do Plano Nacional das Artes), João Constâncio (professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa), José Carlos Barros (arquiteto e escritor premiado), Nuna Livhaber (ativista interseccional e artista multidisciplinar), Sofia Guedes Vaz (filósofa do ambiente), ou Bartholomew Ryan (filósofo e músico).
A iniciativa faz parte do “New European Bauhaus Festival”, que pretende incentivar e celebrar a capacidade de pensar do ser humano com pessoas de todas as esferas da vida. O objetivo do evento é fomentar o pensamento crítico para que sirva como forma de intervenção na sociedade.
Para mais informação pode visitar a revista da festa, ou consultar a programação.
https://almadense.sapo.pt/cidade/utentes-querem-mais-capacidade-para-bicicletas-nos-barcos-da-transtejo/