Programação da 33.ª edição do evento decorre de 27 de setembro a 12 de outubro e conta com nomes oriundos de países como Lituânia, Estados Unidos, Espanha e Itália, além de Portugal.
A Quinzena de Dança de Almada arranca já este fim de semana com um programa especial, marcado pelas comemorações dos 35 anos da Companhia de Dança de Almada (Ca.DA). O momento festivo reúne coreografias de autores que, ao longo das últimas décadas, deixaram a sua marca na companhia, entre eles Ana Macara, Bruno Duarte, Catarina Casqueiro & Tiago Coelho, Inês Pedruco e Margarida Belo Costa.
O espetáculo comemorativo conta com a participação de antigos bailarinos, alunos e intérpretes formados pela escola da companhia e terá lugar na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, com apresentações agendadas para dia 27 de setembro, às 21h, e dia 28 de setembro, às 17h.
Criado e organizado pela Companhia de Dança de Almada, o festival prossegue com workshops, mostra de videodança, conferências e debates sempre em torno da dança e do desenvolvimento artístico.
Nos estúdios da Companhia de Dança de Almada, tem lugar, no dia 5 de outubro, às 15h, o espetáculo “Los Inícios”, da autoria do coreógrafo espanhol Jesús Benzai.
Já a 10 de outubro, às 21h, destaque para a apresentação de “Godos”, no Auditório Fernando Lopes-Graça. O espetáculo tem coreografia de Birutė Letukaitė, da Aura Dance Theatre (Lituânia).
A dupla americana constituída por Maia Melene D’Urfé e Ashley Menestrina, está de volta às salas de espetáculo almadenses, após o sucesso alcançado em 2019. Este ano, os coreógrafos trazem “Combative Echoes” e “This is the time, and this is the record of the time”, marcado para 11 de outubro, às 21h, no Auditório Osvaldo Azinheira da Academia Almadense.
Como habitual, a Plataforma Coreográfica Internacional faz igualmente parte do ‘cardápio’ da Quinzena, voltando a reunir criadores, programadores e públicos com especial enfoque em espetáculos, videodança e conversas.
Também Alessio Damiani regressa para trabalhar com os bailarinos da Companhia de Dança de Almada. O coreógrafo italiano apresenta, em estreia, o espetáculo “Echoes of your loss”, seguido de “Un-follow” no dia 12 de outubro às 18h no Auditório Fernando Lopes-Graça.
O certame passa ainda pelo Teatro-Estúdio António Assunção, Casa da Cerca, Salão das Carochas. Do outro lado do Tejo, a iniciativa também vai contar com eventos na Faculdade de Motricidade Humana e na Escola Superior de Dança.
Os bilhetes para a 33.ª edição da Quinzena de Dança de Almada podem ser adquiridos nas salas de espetáculo onde o festival marca presença. Para mais informações sobre a programação, locais, horários e preços, pode consultar o site oficial do festival. Uma vez mais, o ALMADENSE é parceiro de comunicação do evento.
Academia Almadense recebe tributo a Pink Floyd a 4 de outubro



