anuncio-farmacia-sobreda
14.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Museu de Almada recebe “Pão Nosso”, uma exposição sobre o ciclo do pão

A exposição “Pão Nosso” inaugura no dia 13 de novembro, às 18h30, no Museu de Almada – Casa da Cidade, convidando o público a uma viagem pelas memórias do pão, desde o cultivo dos cereais até ao momento em que chega quente à mesa.

 

A nova exposição organizada pelo Museu de Almada conta a história do pão enquanto alimento essencial, mas também enquanto símbolo de sobrevivência e partilha. Dividida em três núcleos — Terras de Pão, Transformar o Grão e Um Pão para Cada Boca —, o evento reúne peças, fotografias, cereais, documentação e conteúdos audiovisuais que retratam o percurso do grão, a transformação em farinha e o trabalho das antigas padarias de bairro.

“Pão Nosso”, que poderá ser visitada até 28 de março de 2026, recupera a memória coletiva de um território que cresceu entre o labor da terra e o aroma do pão quente, valorizando o pão como “raiz e destino, corpo e memória”, sublinha a Câmara Municipal de Almada, que organiza a mostra.

Além da inauguração, o programa inclui visitas guiadas gratuitas, com inscrição obrigatória, nos dias 22 de novembro e 20 de dezembro, às 15h, oferecendo ao público uma oportunidade para conhecer em detalhe as histórias e tradições que moldaram a relação da cidade com o pão. 

Para as famílias, haverá ainda a atividade “Sigam aquele pão!”, no dia 13 de dezembro, também às 15h, na Casa da Cidade. Esta oficina de arquitetura, dirigida a crianças maiores de seis anos, propõe um percurso lúdico pelo ciclo de produção do pão.

- PUBLICIDADE -

A entrada na exposição tem um custo simbólico — 1,80 euros para adultos e 0,90 euros para portadores do Cartão Jovem e seniores —, sendo gratuita para crianças até aos 12 anos, estudantes em visitas de estudo, trabalhadores e respetivos familiares da Câmara Municipal de Almada, desempregados e visitantes com incapacidade igual ou superior a 60%. As inscrições podem ser feitas através do email museus.comunica@cm-almada.pt

Texto: Lara Mota, editado por Maria João Morais

 

“Sabores de Almada 2025” celebram o melhor da gastronomia local: conheça os vencedores

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
pai-natal-forum

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Capuchos acolhe exposição que celebra a agricultura das Terras da Costa e a pesca da Costa Caparica

Construído a partir do diálogo com agricultores e pescadores, o projeto revela histórias, memórias...

Quarta edição da Feira Autónoma chega a Almada com 60 projetos e nova exposição

Feira Autónoma transforma o Fórum Romeu Correia num espaço de criatividade e edição independente,...

“Feliz Almada 2025” celebra a época natalícia com Samuel Úria, Mafalda Veiga, comédia e circo

As luzes de Natal acendem a 5 de dezembro, dia que marca o arranque...

Costa da Caparica acolhe campeonato nacional de Cubo Mágico

Evento acontece de 29 a 1 de dezembro, testando a rapidez e precisão dos...