14.1 C
Almada

Museu de Almada recebe “Pão Nosso”, uma exposição sobre o ciclo do pão

A exposição “Pão Nosso” inaugura no dia 13 de novembro, às 18h30, no Museu de Almada – Casa da Cidade, convidando o público a uma viagem pelas memórias do pão, desde o cultivo dos cereais até ao momento em que chega quente à mesa.

 

A nova exposição organizada pelo Museu de Almada conta a história do pão enquanto alimento essencial, mas também enquanto símbolo de sobrevivência e partilha. Dividida em três núcleos — Terras de Pão, Transformar o Grão e Um Pão para Cada Boca —, o evento reúne peças, fotografias, cereais, documentação e conteúdos audiovisuais que retratam o percurso do grão, a transformação em farinha e o trabalho das antigas padarias de bairro.

“Pão Nosso”, que poderá ser visitada até 28 de março de 2026, recupera a memória coletiva de um território que cresceu entre o labor da terra e o aroma do pão quente, valorizando o pão como “raiz e destino, corpo e memória”, sublinha a Câmara Municipal de Almada, que organiza a mostra.

Além da inauguração, o programa inclui visitas guiadas gratuitas, com inscrição obrigatória, nos dias 22 de novembro e 20 de dezembro, às 15h, oferecendo ao público uma oportunidade para conhecer em detalhe as histórias e tradições que moldaram a relação da cidade com o pão. 

Para as famílias, haverá ainda a atividade “Sigam aquele pão!”, no dia 13 de dezembro, também às 15h, na Casa da Cidade. Esta oficina de arquitetura, dirigida a crianças maiores de seis anos, propõe um percurso lúdico pelo ciclo de produção do pão.

- PUBLICIDADE -

A entrada na exposição tem um custo simbólico — 1,80 euros para adultos e 0,90 euros para portadores do Cartão Jovem e seniores —, sendo gratuita para crianças até aos 12 anos, estudantes em visitas de estudo, trabalhadores e respetivos familiares da Câmara Municipal de Almada, desempregados e visitantes com incapacidade igual ou superior a 60%. As inscrições podem ser feitas através do email museus.comunica@cm-almada.pt

Texto: Lara Mota, editado por Maria João Morais

 

“Sabores de Almada 2025” celebram o melhor da gastronomia local: conheça os vencedores

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...