Obras serão exibidas durante o mês de outubro, numa iniciativa organizada pelo Cineclube Impala.
O suspense de Alfred Hitchcock vai tomar conta do Auditório da Costa da Caparica todas as quintas-feiras de outubro, com a exibição de cinco clássicos atemporais. A iniciativa, organizada pelo Cineclube Impala, traz ao concelho de Almada uma mão cheia de obras do britânico, num ciclo que arranca já esta quinta-feira, 2 de outubro, com a projeção a arrancar sempre pelas 20h30.
“Psico” é o primeiro dos cinco filmes de Alfred Hithcock em exibição na Costa da Caparica. Lançado em 1960, é considerado uma das obras-primas do suspense psicológico e um dos mais conhecidos do realizador, numa história de uma jovem que rouba o seu patrão e coloca-se em fuga, culminando numa ligação inesperada.
A 9 e 16 de outubro será a vez de “Janela Indiscreta” e “Os Pássaros” tomarem conta do grande ecrã do Auditório da Costa da Caparica. De 1954 e 1963, respetivamente, os dois filmes colocam-se como grandes clássicos de Hitchcock, onde uma suspeita de homicídio e um ataque em massa por pássaros dominam as narrativas.
Segue-se, a 23 de outubro, “Os 39 Degraus”. Lançado em 1935, é o filme mais antigo a ser transmitido nesta sequência, com um enredo que envolve a resolução de um enigma na Escócia.
Já a 30 de outubro, data que dita o final da retrospetiva cinematográfica de filmes de Alfred Hithcock na Costa, é exibido “A Mulher Que Viveu Duas Vezes (Vertigo)”, obra cinematográfica que fecha o ciclo com ‘chave de ouro’, num filme que aborda temas como trauma e mistério, que se transforma em obsessão, paixão e loucura.
Os bilhetes para a mostra dedicada ao cineasta britânico podem ser adquiridos no Auditório da Costa da Caparica. Têm o custo de 2 euros para o público em geral e de 1 euro para os sócios da Associação Gandaia.
Texto: Inês Flores, editado por Maria João Morais
Festival Sons de Outono leva quatro concertos às igrejas de Almada



