11.2 C
Almada

Arte digital: Almada recebe festival “Inércia” 2025 este fim de semana

Evento reune artistas, programadores, músicos e entusiastas das artes computacionais para dois dias de criatividade e experimentação tecnológica.

 

O Salão de Festas da Incrível Almadense será o palco da nova edição do Inércia, festival dedicado à arte digital, música eletrónica, que decorre nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025. Organizado pela Associação Inércia, o evento volta a reunir artistas, programadores, músicos e entusiastas das artes computacionais para dois dias de criatividade e experimentação tecnológica.

O festival propõe um ambiente aberto à criação digital em múltiplos formatos, desde as tradicionais competições de “demos”, até mostras não competitivas de arte visual, música gerada por computador, instalações digitais, livecoding e pequenas apresentações técnicas conhecidas como lightning talks. A edição deste ano adota o tema “Bridges” (“Pontes”), convidando participantes a explorarem ligações, tecnológicas, simbólicas ou culturais, nas obras que apresentarem.

Além das competições, o Inércia conta com uma zona dedicada ao “Retro Corner”, onde os visitantes podem experimentar computadores e consolas vintage, assistir à execução de programas clássicos e conhecer uma comunidade que preserva e reinventa hardware histórico.

O evento decorre no Salão de Festas da Incrível Almadense, espaço com cerca de 150 lugares, situado no centro histórico de Almada. A organização destaca o objetivo de manter o espírito colaborativo e comunitário, convidando criadores de todas as áreas a apresentarem projetos, demonstrações ou propostas para talks e workshops.

- PUBLICIDADE -
referencia

As inscrições são feitas diretamente através do site oficial do festival, onde os interessados podem preencher o formulário de participação, garantir lugar no evento e submeter trabalhos às diferentes categorias. As submissões e inscrições encontram-se disponíveis no site oficial.

Texto: Lara Mota, editado por Maria João Morais

 

“Feliz Almada 2025” celebra a época natalícia com Samuel Úria, Mafalda Veiga, comédia e circo

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

‘Cloning Sessions’ trazem rock independente ao Cine Incrível, em Almada

"Queremos consolidar Almada como a capital do rock alternativo a sul do Tejo", sublinha...

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...