A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno de Walter Salles “Ainda Estou Aqui”. Todas as sessões são de entrada livre.
A Mostra do Cinema Brasileiro regressa no final do mês de julho a Almada. O certame, que vai na 19.ª edição, propõe-se a exibir no município uma seleção das principais produções cinematográficas feitas no Brasil nos últimos anos, em sessões que decorrerão no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, entre 22 e 26 de julho.
A mostra começa na penúltima terça-feira do mês (22), com Vitória. O filme conta a história verídica de uma idosa que, da janela do seu apartamento, ajudou a desmantelar um esquema de tráfico de droga em Copacabana. O filme do realizador Andrucha Waddington é ainda notável por se tratar do último papel da atriz Fernanda Montenegro, que anunciou a sua retirada dos palco e dos ecrãs aos 95 anos.
No dia 23, quarta-feira, é a vez de Motel Destino, de Karim Aïnouz, uma história de crime e romance ambientada num motel no nordeste brasileiro. Segue-se na quinta-feira (24) a obra Sem Coração, filme centrado nas férias de verão de uma jovem de 14 anos, prestes a trocar a vila onde mora por Brasília.
A mostra termina com duas obras do realizador Walter Salles. Primeiro, na sexta-feira, dia 25, é exibido o filme Central do Brasil, clássico da década de 1990 que valeu a Fernanda Montenegro uma nomeação para o Óscar de Melhor Atriz. No sábado, a programação encerra com Ainda Estou Aqui, filme-fenómeno do último ano do Brasil e vencedor do Óscar de Melhor Filme Internacional. Quase 30 anos depois, Fernanda Torres, filha de Montenegro, também esteve nomeada para o Óscar de Melhor Atriz – depois de ganhar o Globo de Ouro para melhor atriz em filme de drama.
Todas as sessões começam às 21h e são de entrada livre, mediante levantamento do bilhete antes da sessão. Os bilhetes podem ser levantados uma hora antes da sessões na bilheteira do Fórum Romeu Correia.
Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”