A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno de Walter Salles “Ainda Estou Aqui”. Todas as sessões são de entrada livre.
A Mostra do Cinema Brasileiro regressa no final do mês de julho a Almada. O certame, que vai na 19.ª edição, propõe-se a exibir no município uma seleção das principais produções cinematográficas feitas no Brasil nos últimos anos, em sessões que decorrerão no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, entre 22 e 26 de julho.
A mostra começa na penúltima terça-feira do mês (22), com Vitória. O filme conta a história verídica de uma idosa que, da janela do seu apartamento, ajudou a desmantelar um esquema de tráfico de droga em Copacabana. O filme do realizador Andrucha Waddington é ainda notável por se tratar do último papel da atriz Fernanda Montenegro, que anunciou a sua retirada dos palco e dos ecrãs aos 95 anos.
No dia 23, quarta-feira, é a vez de Motel Destino, de Karim Aïnouz, uma história de crime e romance ambientada num motel no nordeste brasileiro. Segue-se na quinta-feira (24) a obra Sem Coração, filme centrado nas férias de verão de uma jovem de 14 anos, prestes a trocar a vila onde mora por Brasília.
A mostra termina com duas obras do realizador Walter Salles. Primeiro, na sexta-feira, dia 25, é exibido o filme Central do Brasil, clássico da década de 1990 que valeu a Fernanda Montenegro uma nomeação para o Óscar de Melhor Atriz. No sábado, a programação encerra com Ainda Estou Aqui, filme-fenómeno do último ano do Brasil e vencedor do Óscar de Melhor Filme Internacional. Quase 30 anos depois, Fernanda Torres, filha de Montenegro, também esteve nomeada para o Óscar de Melhor Atriz – depois de ganhar o Globo de Ouro para melhor atriz em filme de drama.
Todas as sessões começam às 21h e são de entrada livre, mediante levantamento do bilhete na bilheteira do Fórum Romeu Correia.
Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”


