12.9 C
Almada

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra durante a noite

A partir de quarta-feira, dia 1 de novembro, a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta vai passar a encerrar no período noturno devido à “incapacidade de assegurar as escalas médicas”.

 

O Hospital Garcia de Orta (HGO) vai encerrar o serviço de urgência pediátrica durante a noite, entre as 20h e as 8h30, a partir desta quarta-feira, dia 1 de novembro.

“Mantém-se o atendimento diurno todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, prestando os melhores serviços, com qualidade e segurança”, informou a instituição hospitalar, que serve os concelhos de Almada e Seixal. Também a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos continuará a funcionar ininterruptamente. 

Em comunicado, o HGO explica que o encerramento noturno da urgência pediátrica se deve à “incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas, após entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto, com efeito a partir de 1 de novembro de 2023”.

- PUBLICIDADE -
referencia

Apesar do encerramento da valência, o hospital garante que “permanece a trabalhar ativamente com o corpo clínico para encontrar soluções adequadas e reunir as melhores condições para a reabertura da urgência pediátrica durante o período da noite, tão breve quanto possível”.

O HGO recorda, ainda, que para além da urgência, o serviço de pediatria assegura a resposta nas áreas ambulatórias como a Consulta Externa de Pediatria, o Hospital de Dia de Pediatria, e o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, bem como o acompanhamento permanente de todas as crianças internadas, incluindo na Enfermaria de Pediatria Médica, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos e no Puerpério.

 

Apenas duas urgências pediátricas a funcionar na Grande Lisboa

Desta forma, nos próximos dias estarão a funcionar no período noturno apenas duas urgências pediátricas na região da Grande Lisboa: Santa Maria e Dona Estefânia, noticiou a SIC Notícias. Em causa está recusa por parte dos médicos em cumprirem mais horas extraordinárias do que o previsto na lei. De acordo com a mesma fonte, prevê-se que no Hospital Dona Estefânia os tempos de espera possam vir a aumentar devido à sobrecarga dos serviços de urgência.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/presidente-do-hospital-garcia-de-orta-o-nosso-principal-desafio-e-reter-as-equipas/

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...