anuncio-farmacia-sobreda
16.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Recolha seletiva de biorresíduos chega a Almada Velha e à Cova da Piedade

Iniciativa ‘O Gesto que Valoriza o Resto’ abrange duas novas áreas do concelho de Almada.

 

Almada Velha e o Bairro de Nossa Senhora da Piedade são as mais recentes zonas da cidade a integrar o sistema de recolha seletiva de biorresíduos, numa iniciativa intitulada ‘Gesto que valoriza o resto’, promovida pela Câmara Municipal de Almada (CMA). O serviço arranca esta segunda-feira, dia 6 de outubro, com a recolha a decorrer às segundas, quartas, sextas e sábados de manhã.

No processo de expansão do sistema para o coração da cidade, a autarquia procedeu à aquisição de viaturas de menor dimensão, bem como à instalação de 35 abrigos para contentores de 240 litros com controlo de acesso “garantindo que o modelo é adaptado às características específicas do território”, sublinha a CMA, numa informação por escrito enviada ao ALMADENSE.

“A aposta na recolha seletiva de biorresíduos cumpre um duplo objetivo: reduzir significativamente a quantidade de resíduos depositados em aterro — com impacto direto na redução de custos para o município e para todos os almadenses — e cumprir as metas ambientais definidas a nível nacional e europeu, sempre com o propósito maior de construir uma cidade mais limpa, sustentável e preparada para o futuro”, acrescenta a mesma fonte.

‘O Gesto que  Valoriza o Resto’, vai assim abranger cerca de 3.000 fogos localizados entre Almada Velha e o Bairro da Nossa Senhora da Piedade, contando com regras específicas.

- PUBLICIDADE -

Restos de preparação e confeção de alimentos, sobras de comida, pão, bolos, saquetas de chá e guardanapos de papel usados podem ser colocados nos contentores de biorresíduos.

Por outro lado, embalagens, loiças, plásticos, fraldas, dejetos de animais e outros resíduos não orgânicos estão de fora do tipo de recolha da iniciativa apoiada pela CMA. Estes, tal como habitual, devem ser depositados nos ecopontos ou contentores de indiferenciados.

Recorde-se que a recolha de biorresíduos no concelho iniciou-se em maio de 2023, com a Aroeira a acolher a fase embrionária do projeto. Atualmente a inciativa ‘O Gesto que Valoriza o Resto’ marca presença nas zonas da Costa da Caparica, Charneca da Caparica, Sobreda e Feijó, com um investimento que abrange 4.508 fogos permitindo a recolha de 785 toneladas de biorresíduos em 2024. A iniciativa chega agora ao centro da cidade.

Texto: Inês Flores, editado por Maria João Morais

 

Almada reforça rede de compostagem com cinco novas ilhas comunitárias

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
pai-natal-forum

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“A Música Mágica de Mozart”: a nova criação do Teatro de Almada para os mais novos

Companhia de Teatro de Almada vai estrear uma nova criação de Pedro Proença e...

“Gala Almada Desporto” homenageia personalidades desportivas do concelho

Cerimónia acontece este sábado, 22 de novembro, no Complexo Municipal dos Desportos - Cidade...

Hospitalização Domicliária de Almada-Seixal celebra 10 anos com 4.800 doentes tratados e 60 mil visitas

Pioneira na Hospitalização Domiciliária em Portugal, a unidade da ULSAS assinala a data esta...

Inês de Medeiros defende acordo com CDU em nome dos interesses dos almadenses: “Importa garantir estabilidade”

Autarca garante que, apesar da mudança de parceiro de governação, a linha inicial do...