A Costa da Caparica mantém-se como a freguesia com o maior número de Alojamentos Locais no concelho, tendo registado o maior número de novos registos em 2025.
O número de novos Alojamentos Locais (AL) em Almada atingiu 213 em 2025, mais do que o dobro dos 100 registados em 2024, o que representa um crescimento de 113%, indicam os dados do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) consultados pelo ALMADENSE.
O aumento surge após a desaceleração registada em 2024, quando a suspensão temporária de licenças de Alojamento Local, no âmbito do programa Mais Habitação, reduziu os novos registos até outubro desse ano. A medida foi revogada pelo Governo liderado por Luís Montenegro (PSD), permitindo que o setor retomasse o crescimento.
A Costa da Caparica voltou a liderar o número de novos AL no concelho, com 74 novos registos, seguida pela Charneca de Caparica, com 69. A freguesia de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas somou 42 novos AL, enquanto a Trafaria e Caparica registou 19. O Laranjeiro e Feijó fechou o ano com apenas 9 novos registos.
No total, Almada contabiliza agora 1.759 registos de Alojamento Local, um aumento de 3,6% face aos 1.698 existentes em 2024. Apesar do crescimento, a expansão é mais moderada quando se compara com anos anteriores, como 2023, quando o setor registou um aumento de 32% relativamente a 2022.
O panorama do alojamento no concelho evidencia a forte predominância do Alojamento Local face ao alojamento tradicional, uma vez que em Almada existem apenas oito hotéis, dois parques de campismo e um estabelecimento de turismo de habitação. A distribuição hoteleira inclui quatro hotéis na Costa da Caparica, dois na Charneca de Caparica, um na Caparica e um em Almada.
Quartos para estudantes em Almada atingem os 400 euros mensais



