anuncio-farmacia-sobreda
20.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Número de crianças atendidas nas urgências do Garcia de Orta quase duplica em março

Pico de afluência verificou-se nos últimos três dias de março, sendo que a maioria não configurava casos de emergência ou urgentes, indicou ao ALMADENSE fonte hospitalar.

 

As urgências do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, registaram uma elevada procura em março, em especial no que diz respeito à urgência pediátrica. De acordo com os dados transmitidos ao ALMADENSE por fonte da unidade hospitalar, nos três últimos dias de março, o número de crianças atendidas nas urgências alcançou uma média diária de 216 casos, o que representa um aumento de quase 80% face à média diária verificada nos meses anteriores do ano (122 episódios).

Também a afluência ao serviço de Urgência Geral do Hospital registou em março um acréscimo, embora menos acentuado. De acordo com a mesma fonte, houve um aumento de 12,3% face a janeiro de 2022, o que se traduz numa subida de 225 episódios diários em janeiro para 253 em março.

No entanto, a maioria dos casos não configurava casos de emergência ou urgentes, indicou o HGO. Assim, nos últimos dez dias de março, a percentagem de doentes triados  como não urgentes (pulseiras verdes, azuis e brancas) foi de 70,3% na urgência pediátrica e de 49,7% no serivço de urgência geral.

- PUBLICIDADE -

 

Quanto aos casos muito urgentes (pulseira laranja) e urgentes (pulseira amarela), verificou-se que em março deste ano da média de triagem por dia “regressaram aos valores prévios ao período pandémico, antes do ano de 2020”.

Como resposta, o HGO adianta que tem desenvolvido esforços de colaboração com outros hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo, assim como com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Almada e Seixal, de forma a que o encaminhamento dos doentes pouco urgentes e não urgentes funcione da forma correta.

Numa resposta enviada por escrito ao ALMADENSE, o Hospital que serve os concelhos de Almada e Seixal apela ainda a uma utilização correta dos serviços de urgência, relembrando que, em caso de doença aguda, os utentes devem contactar “em primeiro lugar a linha SNS 24”, aconselhar-se com o médico assistente ou contactar o Centro de Saúde, para uma assistência de maior proximidade. “Dessa forma, evitam-se tempos de espera maiores, nos Serviços de urgência para as admissões dos doentes não urgentes podem levar a situações de grande afluência, como as que se têm verificado nas últimas semanas”, conclui a mesma fonte.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-apresenta-plano-de-expansao-no-valor-de-52-milhoes-de-euros/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Obra de David Lynch celebrada em ciclo de cinema em Almada

Almada associa-se às celebrações da obra de David Lynch, um dos realizadores mais relevantes...

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Autárquicas 2025: Conheça os candidatos à Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria

Corrida autárquica está lançada na Caparica e Trafaria, onde a atual presidente vai procurar...

Moradores contestam entrada do metro na Costa da Caparica: “é preciso bom senso”

Petição contra o traçado do metro já recolheu mais de mil assinaturas até ao...