Projeto de apoio a pessoas com deficiência “As Candeias” foi escolhido para beneficiar do programa de financiamento público PARES. Concurso para as obras de conversão do edifício será lançado nos próximos dias.
Acaba de ser aprovado o financiamento do programa “PARES” que vai permitir a concretização do projeto “As Candeias”, destinado a acolher pessoas com deficiência. Localizado na Romeira (Cova da Piedade), este novo equipamento é uma iniciativa do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.
Lançado pelo Governo em 2020 como uma “forma de responder à pandemia”, o programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) recebeu um total de 1.100 candidaturas, tendo sido aprovados 365 projetos.
Um deles é o projeto “As Candeias”, composto por um lar residencial para jovens e adultos com deficiência e também um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que o centro paroquial espera poder inaugurar em fevereiro do próximo ano.
Tendo em conta toda a requalificação a decorrer na zona envolvente, a instituição acredita que para além da importância social deste tipo de resposta no concelho de Almada, a “intervenção irá também contribuir para o renascimento da Romeira”.
Nos próximos dias, o Centro Social irá avançar com o lançamento do concurso público para a reconversão do atual edificado, que será ampliado com um novo piso. O projeto contempla a criação de um espaço que servirá 30 utentes no CACI e 30 outros em lar residencial, contando com vários espaços comuns: quatro salas de atividades, um ginásio, uma sala de convívio, uma sala de refeições, um espaço de banho assistido, uma sala para promoção das atividades de vida diária, gabinetes técnicos, cozinha, lavandaria, sala de pessoal e casas de banho com acessibilidades.
Uma vez que o financimento contempla apenas o investimento da construção do Lar, a parte referente ao CACI será alvo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Tendo em conta a forte componente social do projeto, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro acredita estar a “criar um espaço que trará maior tranquilidade a várias famílias da nossa comunidade, que lutam há anos com a falta de locais apropriados para os seus familiares com deficiência, após o término da escolaridade obrigatória”.
Foto: Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro
https://almadense.sapo.pt/cidade/camara-de-almada-quer-instalar-loja-do-cidadao-na-romeira/