anuncio-farmacia-sobreda
12.4 C
Almada
venham-mais-cinco

Governo aprova 52 milhões para compra de dez barcos da Transtejo

Novos navios deverão começar a chegar ao Tejo ainda este ano. Os restantes serão entregues até 2024.

 

O Governo aprovou esta quinta-feira a despesa prevista para a renovação da frota da Transtejo, que contempla a aquisição de 10 navios elétricos, num investimento global de 52,4 milhões de euros.

A autorização foi aprovada em Conselho de Ministros, segundo o comunicado divulgado após a reunião semanal do executivo. Fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática adiantou à agência Lusa que a entrega dos primeiros navios, que vão substituir os atuais cacilheiros que atravessam o Tejo, está prevista ainda para este ano.

Há cerca de um ano, a Transtejo recebeu o visto prévio do Tribunal de Contas relativo ao contrato de fornecimento dos dez navios elétricos, celebrado com o estaleiro asturiano Gondán.

- PUBLICIDADE -

Com um valor global de 52 milhões de euros, o contrato pretende dotar a Transtejo de “uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100% elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE (em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5 milhões 249 mil litros correspondente à emissão de 13 122 toneladas de CO2), em linha com a estratégia nacional para a descarbonização”, informou na altura a operadora de transporte público fluvial do Tejo.

“O investimento numa frota de navios ambientalmente sustentável, dotada de um sistema de propulsão 100% elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais”, vai ao encontro da “estratégia nacional para a descarbonização”, destaca a Transtejo.

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/nova-maquina-no-terminal-de-cacilhas-permite-fazer-passe-na-hora/

Almada merece jornalismo independente

O ALMADENSE precisa de si para fazer jornalismo local, livre e independente. Com o seu donativo, garante que as histórias que contam para a nossa comunidade continuam a ser contadas com verdade e rigor. Cada contribuição faz a diferença. Contamos consigo?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
fct-cientista

Últimas

PUBLICIDADE
run-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Festival Jazz Manouche celebra legado de Django Reinhardt no Cine Incrível, em Almada

Nomes como Mozes Rosenberg, Favino Lorier e a Pompadelic Swing Orchestra sobem ao palco...

Mercado Circular: sábado de sustentabilidade e projetos amigos do ambiente em Almada

Mais de três dezenas de associações participam no evento, que decorre este sábado, no...

Feijó: Festa da Primavera assinala chegada do bom tempo com música e gastronomia

Promovido pela Junta de Freguesia, evento celebra a Primavera com gastronomia, expositores e música...

Festival Read On regressa a Almada com Richard Zimmler, Madalena Sá Fernandes e António Zambujo

Sexta edição do festival, que tem como objetivo promover a leitura junto dos mais...