Hospital vai poder contar com nove novos médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia em 2025. Dois já foram contratados, seis foram garantidos pela ministra da Saúde e há uma vaga por preencher.
É o Ministério da Saúde que estabelece todos os anos quantas vagas podem ser abertas em cada Unidade Local de Saúde (que agora incluem hospitais e centros de saúde) e que determina quantas delas são consideradas vagas carenciadas. Uma vaga de especialidade é considerada carenciada se naquela unidade de saúde os médicos existentes não conseguem dar resposta às necessidades da população.
Com base nesta avaliação, foram inicialmente atribuídas três vagas à ULSAS, as três carenciadas. Apesar dos incentivos, apenas duas dessas vagas foram preenchidas até ao momento, mas o Hospital Garcia de Orta espera vir a preencher todos os lugares disponíveis. A falta de médicos nesta especialidade tem obrigado ao encerramento frequente da urgência da especialidade, o que fez com que em julho só estivesse aberta num total de 11 dias, de acordo com declarações da ministra da Saúde, a 9 de julho.
Os médicos que ocupem vagas carenciadas recebem incentivos monetários e não só. Podem gozar mais dois dias de férias, têm garantidos 11 dias de férias consecutivos em simultâneo com o cônjuge ou a pessoa com quem vivam em união de facto, e têm a transferência escolar dos filhos garantida. Em termos monetários, recebem mais mil euros por mês durante os primeiros seis meses, mais 500 euros mensais nos seis meses seguintes, e 250 euros por cada mês de trabalho até completarem os cinco anos naquela unidade.
Foi com este tipo de incentivos, definidos por lei, que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu ter convencido seis especialistas de Ginecologia e Obstetrícia do setor privado a virem trabalhar para o Hospital Garcia de Orta a partir de setembro. Espera-se que a partir dessa data não se verifiquem novos encerramentos como os que estão previstos esta semana de terça a sexta-feira e novamente no domingo.
Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta