A unidade “NOVA FCT Student Residence Hall” será a primeira de duas novas residências que serão construídas no campus da Caparica.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) assinou esta terça-feira, dia 29 de julho, o contrato de construção de uma nova residência universitária que será erguida no campus da Caparica, em Almada, até ao final de 2026, informou a entidade de ensino em comunicado.
Intitulada “NOVA FCT Student Residence Hall”, a unidade terá um custo de 7,6 milhões de euros, dos quais 7,4 milhões procedem do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo o remanescente financiado pela Faculdade.
Esta é a primeira de duas novas residências, cuja construção está enquadrada no Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo PRR.
De acordo com a NOVA FCT, o início da construção da residência está previsto para o último trimestre de 2025, sendo que a obra deverá terminar em junho do próximo ano.
Desta forma, no final de 2026, a Faculdade terá um total de 614 camas para estudantes, juntando-se a nova unidade à já existente Residência Fraústo da Silva, localizada também no Campus da Faculdade, que atualmente se encontra em obras de remodelação e que tem reabertura prevista para setembro de 2025.
Em 2027, a Faculdade irá contar com mais 280 novas camas de uma residência privada que será também construída no Campus da Caparica, perfazendo assim um total de cerca de 900 camas destinadas a estudantes.
Esta nova residência toma o lugar do projeto para a construção de uma residência universitária lançado pela Universidade em 2022, cujo concurso ficou vazio.
“A NOVA FCT Student Residence Hall’, a par do fim das obras de recuperação da Residência Fraústo da Silva e da construção das restantes novas residências, vão permitir o aumento exponencial da oferta de alojamento do Campus da NOVA FCT, que se pretende mais sustentável, inclusivo e que potencie ao máximo o percurso educativo e académicos dos alunos”, destacou José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT, citado em comunicado.
ULS Almada-Seixal e NOVA FCT criam plataforma com IA para reduzir pressão nas urgências


