anuncio-farmacia-sobreda
22.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

NOVA FCT lança escola de verão dedicada a machine learning na indústria espacial

Faculdade localizada na Caparica organiza no início de setembro um curso direcionado a estudantes, investigadores e profissionais do setor e conta com a participação de especialistas internacionais de referência.

 

De 1 a 8 de setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA vai organizar a ML4Space, a mais recente escola de verão, direcionada a estudantes e profissionais da área de machine learning. O curso pretende aprofundar conhecimentos sobre aprendizagem automática no espaço. Durante uma semana, os participantes no curso que terá lugar no campus da Caparica (concelho de Almada) podem ficar a conhecer mais sobre temas que cruzam a inteligência artificial com a indústria espacial, como por exemplo a astrodinâmica, a problemática do lixo no espaço ou novos métodos de reconhecimento de padrões, informou a entidade de ensino em comunicado.

Esta será “uma oportunidade incrível para quem procura aprofundar conhecimentos em machine learning aplicados ao setor espacial”, afirmou Cláudia Soares, professora da NOVA FCT e coordenadora desta escola de verão da instituição, citada em nota de imprensa. A docente destaca ainda a importância da realização da ML4Space em Portugal por possibilitar “conhecer novas pessoas e backgrounds tecnológicos diferentes num país que se tem destacado cada vez mais no cenário tecnológico.”

A iniciativa vai contar com a participação de investigadores de referência: o matemático J. Nathan Kutz, da Universidade de Washington, o engenheiro aeroespacial e mecânico Massimiliano Vasile, da Universidade de Strathclyde e o professor de robótica e engenheiro aeroespacial Zachary Manchester, da Universidade Carnegie Mellon. De Portugal, participam os professores Mário Figueiredo e Paulo Gil, do Instituto Superior Técnico.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

A ML4Space inclui ainda um painel de discussão com especialistas na área, como o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino e professor de engenharia mecânica, Manuel Heitor, a presença da GMV, empresa do setor da tecnologia, e da Neuraspace, projeto que se destaca no desenvolvimento da inteligência artificial e aprendizagem automática para gestão de tráfego espacial.

A nova escola de verão da NOVA FCT é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU. O registo para inscrição na ML4Space é gratuito e obrigatório para quem quiser participar, e deve ser feito até dia 15 de agosto.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-nova-investe-52-milhoes-em-laboratorio-de-apoio-a-industria-nacional/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...

Marina Marques é a candidata do PAN à Câmara Municipal de Almada

Nuno Chanoca é o candidato do partido à União de Freguesias de Laranjeiro e...