14.3 C
Almada

NOVA FCT lança escola de verão dedicada a machine learning na indústria espacial

Faculdade localizada na Caparica organiza no início de setembro um curso direcionado a estudantes, investigadores e profissionais do setor e conta com a participação de especialistas internacionais de referência.

 

De 1 a 8 de setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA vai organizar a ML4Space, a mais recente escola de verão, direcionada a estudantes e profissionais da área de machine learning. O curso pretende aprofundar conhecimentos sobre aprendizagem automática no espaço. Durante uma semana, os participantes no curso que terá lugar no campus da Caparica (concelho de Almada) podem ficar a conhecer mais sobre temas que cruzam a inteligência artificial com a indústria espacial, como por exemplo a astrodinâmica, a problemática do lixo no espaço ou novos métodos de reconhecimento de padrões, informou a entidade de ensino em comunicado.

Esta será “uma oportunidade incrível para quem procura aprofundar conhecimentos em machine learning aplicados ao setor espacial”, afirmou Cláudia Soares, professora da NOVA FCT e coordenadora desta escola de verão da instituição, citada em nota de imprensa. A docente destaca ainda a importância da realização da ML4Space em Portugal por possibilitar “conhecer novas pessoas e backgrounds tecnológicos diferentes num país que se tem destacado cada vez mais no cenário tecnológico.”

A iniciativa vai contar com a participação de investigadores de referência: o matemático J. Nathan Kutz, da Universidade de Washington, o engenheiro aeroespacial e mecânico Massimiliano Vasile, da Universidade de Strathclyde e o professor de robótica e engenheiro aeroespacial Zachary Manchester, da Universidade Carnegie Mellon. De Portugal, participam os professores Mário Figueiredo e Paulo Gil, do Instituto Superior Técnico.

- PUBLICIDADE -

A ML4Space inclui ainda um painel de discussão com especialistas na área, como o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino e professor de engenharia mecânica, Manuel Heitor, a presença da GMV, empresa do setor da tecnologia, e da Neuraspace, projeto que se destaca no desenvolvimento da inteligência artificial e aprendizagem automática para gestão de tráfego espacial.

A nova escola de verão da NOVA FCT é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU. O registo para inscrição na ML4Space é gratuito e obrigatório para quem quiser participar, e deve ser feito até dia 15 de agosto.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-nova-investe-52-milhoes-em-laboratorio-de-apoio-a-industria-nacional/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...