NOVA FCT estabeleceu um acordo com a Hovione, umas das principais farmacêuticas de Portugal, que vai apoiar financeiramente o desenvolvimento do campus da faculdade.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), localizada na Caparica, celebrou esta quarta-feira um acordo com a Hovione, empresa portuguesa com projeção internacional no setor farmacêutico.
Este compromisso, válido por uma década, prevê uma colaboração estratégica entre as duas instituições, com foco na partilha de conhecimento científico e no crescimento sustentável do campus universitário da Caparica, em Almada, informou a Faculdade em comunicado.
Entre os destaques desta parceria está a requalificação do atrium principal do Edifício Departamental, bem como a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na NOVA FCT – um novo espaço pensado para acolher projetos inovadores nas áreas da ciência, ambiente e tecnologia de ponta.
Como forma de assinalar esta aliança, o átrio principal do Edifício Departamental vai passar a chamar-se “Hovione Atrium”. Por este espaço central, circulam diariamente centenas de estudantes, docentes e investigadores, em especial das áreas de Química, Ciências da Vida, Conservação e Restauro e Engenharia do Ambiente.
A Hovione vai também passar a integrar a Plataforma de Parceiros da NOVA FCT, sendo membro fundador dos futuros conselhos consultivos para o desenvolvimento do campus e para temas ligados à inovação e sociedade. A empresa vai ainda atribuir uma bolsa de mérito ao melhor estudante de licenciatura ou mestrado, num curso à sua escolha.
A assinatura oficial do acordo contou com a presença de Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione, João de Deus Sàágua, reitor da Universidade NOVA, e José Júlio Alferes, diretor da FCT. A cerimónia foi ainda marcada pela participação de Diane Villax, fundadora da Hovione.
“Este memorando é um exemplo notável de como a academia e a indústria podem caminhar lado a lado. Os próximos dez anos vão ser de estreita colaboração entre as duas entidades, num reflexo de uma das nossas principais preocupações: aproximar o ensino das empresas e da sociedade”, afirmou José Júlio Alferes, citado em comunicado.
“A relação da Hovione com a NOVA FCT já dura há mais de duas décadas. Este compromisso duradouro, com a colaboração científica e a educação, torna ainda mais significativo o reforço da nossa parceria – e o nosso apoio à criação do novo Parque de Ciência e Tecnologia”, sublinhou Jean-Luc Herbeaux.
Museu de Almada recebe exposição antológica de Francisco Relógio