Evento acontece a 18 e 19 de novembro na faculdade localizada na Caparica.
A Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), situada na Caparica (Almada) prepara-se para receber a primeira edição da conferência “Modos de ver o património industrial: multidisciplinares, territoriais, prospetivos”, organizada pelo grupo de trabalho Estudo e Preservação do Património Industrial e Científico (EPPIC) juntamente com as unidades da investigação NOVA FCT (CIUHCT), LIBPhys e VICARTE).
A 18 e 19 de novembro, o espaço universitário vai ser palco de reflexão sobre a indústria viva e os processos de reconhecimento de novos patrimónios, bem como da análise dos impactos da desindustrialização e os usos contemporâneos de sítios pós-industriais. O desenvolvimento sustentável e a ação climática são temas que também vão ser abordados no evento.
A conferência vai debruçar-se num programa que evidencia a natureza multidisciplinar da área que vai das memórias da produção de cerâmica à construção de uma ferrovia, passando pelo espólio da Fábrica de Vidros das Gaivotas e pelo ainda pouco explorado potencial do turismo industrial em Portugal.
“Este encontro pretende reunir investigadores que se dedicam ao estudo de temas ligados à indústria e ao património técnico e industrial, interessados em colaborações interdisciplinares, na relação da sua investigação com os desafios da sustentabilidade dos territórios territorial e em processos ou ações participativas e de envolvimento de pessoas ou grupos organizados sempre que possível para além do contexto académico”, sublinhou a organização em nota de imprensa.




