14 C
Almada

Mais 200 alojamentos locais registados em Almada no último ano

Período pós-pandemia trouxe um forte reforço do setor turístico no concelho, que viu o número total de alojamentos locais subir 17,6%.

 

O setor turístico em Almada conheceu um aumento considerável no ano de 2022, durante o qual houve registo de 204 novos Alojamentos Locais (AL) no concelho. De acordo com dados consultados pelo ALMADENSE na plataforma do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL), o número número total de AL no concelho é agora de 1249. Trata-se de um aumento de 17,6% quando se compara com o ano anterior, em que havia 1062 estabelecimentos registados.

 

No que toca à distribuição pelo concelho, nesta recente curva ascendente as novas residências concentram-se principalmente na Costa da Caparica, com mais 94 alojamentos turísticos registados desde 2021. Em segundo lugar situa-se a freguesia da Charneca da Caparica e Sobreda, onde se registaram mais 56 AL durante o último ano. Seguem-se as freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, onde se verificou um aumento de 35 novos alojamentos e a Caparica e Trafaria, onde nasceram dezasseis estabelecimentos. Finalmente, no Laranjeiro e Feijó houve registo de apenas mais três alojamentos turísticos deste género.

- PUBLICIDADE -
referencia

Os números de 2022 mostram um forte reforço no setor turístico do concelho, depois de algum abrandamento verificado durane os anos marcados pela pandemia. Se em 2021 se contaram 94 novos registos em todo o concelho, o número foi ainda inferior em 2020, com 77. O pico de novos alojamentos locais verificou-se em 2018, ano que viu nascer 368 novos estabelecimentos, seguido de 2019 com 216 aberturas.

O elevado volume de alojamentos locais (onde se contam apartamentos, moradias e hostels) contrasta com o reduzido número de hotéis em funcionamento no concelho. No ano passado contavam-se apenas dez estabelecimentos hoteleiros, divididos entre a Costa da Caparica, que conta com cinco hotéis, a Charneca da Caparica e Sobreda com dois e, finalmente, as freguesias da Caparica e Trafaria e de Almada com um hotel cada.

 

Texto: Maria João Morais e Nuno Vicente

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-quer-atrair-turismo-de-diversos-publicos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...