anuncio-farmacia-sobreda
14 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Hospital Garcia de Orta realiza primeiras cirurgias robóticas

A ULS Almada-Seixal iniciou um Programa de Cirurgia Robótica, realizando os primeiros procedimentos com tecnologia avançada, que promete mais precisão e melhor recuperação para os utentes.

 

O Hospital Garcia de Orta, da Unidade Local de Saúse Almada-Seixal (ULSAS), acaba de realizar as suas primeiras cirurgias robóticas. O avanço representa “uma nova era na instituição, em prol dos utentes”, anunciou a instituição de saúde, em comunicado.

Ao longo da semana passada, foram efetuados quatro procedimentos cirúrgicos: duas sigmoidectomias em pacientes oncológicos de 73 e 51 anos, levadas a cabo pelo Serviço de Cirurgia Geral, integrado no Centro de Referência do Cancro do Reto, além de uma prostatectomia radical e uma nefrectomia parcial, ambas realizadas pelo Serviço de Urologia. Os procedimentos inserem-se no Programa de Cirurgia Robótica, trazendo melhorias para pacientes e profissionais, informou a unidade.

O sistema de cirurgia robótica assistida (fornecido pela Vinci Xi), foi instalado em outubro de 2024, representando um investimento de 1,9 milhões de euros financiado pela União Europeia – NextGenerationEU.

- PUBLICIDADE -

Neste âmbito, foram formados 18 cirurgiões e 24 enfermeiros, para além de anestesistas, técnicos auxiliares de saúde, especialistas em esterilização e profissionais de instalações e equipamentos.

“O arranque do Programa de Cirurgia Robótica é um marco extraordinariamente importante para a ULSAS e, sobretudo, para os utentes que servimos, bem como para os profissionais. Graças a profissionais de excelência e a este programa, que reflete uma aposta clara na inovação, a ULSAS passa a prestar cuidados de saúde de última geração, em diversas especialidades”, afirmou Pedro Correia Azevedo, que assumiu recentemente o cargo de presidente do Conselho de Administração da ULSAS, citado em comunicado.

Comparada às técnicas convencionais, a cirurgia robótica proporciona mais precisão nos procedimentos, menor perda de sangue, redução do risco de infeção e da dor pós-operatória, além de um tempo de recuperação mais rápido e menor necessidade de transfusões sanguíneas.

“A Medicina evolui e nós também. Com a implementação da cirurgia robótica conseguimos prestar cuidados ainda mais seguros”, destacou Miguel Carvalho, diretor do Serviço de Urologia e coordenador da Comissão de Cirurgia Robótica da ULSAS.

Com a adoção desta tecnologia, a ULSAS pretende elevar os padrões da medicina cirúrgica, garantindo procedimentos mais eficientes e seguros para os pacientes.

 

“Março à Solta”: Diogo Batáguas, concertos e wrestling marcam o mês da juventude em Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x250px

Últimas

PUBLICIDADE
pai-natal-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Auditório da Costa da Caparica exibe ciclo de cinema dedicado a Andrei Tarkovski

Obras do realizador russo vão estar em exibição nas primeiras três quintas-feiras de dezembro.   Três...

Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029

PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo...

80 utentes com alta clínica permanecem internados no Garcia de Orta por não terem para onde ir

NOTÍCIA ALMADENSE Caso mais prolongado é o de um utente que aguarda vaga em Lar...

Capuchos acolhe exposição que celebra a agricultura das Terras da Costa e a pesca da Costa Caparica

Construído a partir do diálogo com agricultores e pescadores, o projeto revela histórias, memórias...