Programa de Acolhimento e Integração dos novos clínicos decorreu ao longo de três dias e terminou esta terça-feira.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, recebeu esta semana 102 novos médicos internos e farmacêuticos residentes, que iniciam agora o seu percurso de formação no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Entre os novos profissionais contam-se 42 internos de Formação Geral, 38 de Formação Específica Hospitalar, 17 de Medicina Geral e Familiar, dois de Saúde Pública e três farmacêuticos residentes, que passam a integrar a equipa clínica do Hospital, integrado na Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS).
O Programa de Acolhimento e Integração, que decorreu ao longo de três dias e terminou na terça-feira, dia 6 de janeiro, teve como objetivo dar a conhecer aos novos internos o modelo de funcionamento da ULS Almada-Seixal. Segundo nota publicada pela instituição, o programa “abordou temas de relevância para o exercício das funções, tais como sistemas de informação e cibersegurança, gestão do medicamento, consentimento informado, confidencialidade, RGPD, prevenção e controlo de infeção, gestão da qualidade, gestão de risco clínico e acesso à informação, formação, ensino e investigação e prevenção da violência no setor da saúde, entre outros”.
Durante a sessão de encerramento, Pedro Correia Azevedo, presidente do Conselho de Administração da ULSAS, sublinhou a importância da humanização na prestação de cuidados e da relação médico-utente, destacando ainda o espírito de união e o trabalho em equipa como características fundamentais da instituição.
Já Ana Luísa Broa, diretora para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, deixou uma mensagem aos novos internos, reforçando que “isto não é um sprint, mas sim uma maratona”, lembrando que “no centro de tudo está o doente”.
A receção, organizada em conjunto com a Comissão de Internos, contou ainda com um painel de testemunhos de profissionais em formação e uma palestra conduzida pelo interno J. Guilherme Gonçalves-Nobre, dedicada ao tema da Inteligência Artificial e o seu impacto na otimização da vida de um interno na ULSAS.
Cirurgia robótica e aumento de consultas marcam dois anos da ULS Almada-Seixal



