Primeira edição do mercado ao ar livre acontece a 2 e 3 de agosto, no passeio ribeirinho da Trafaria. Visitantes terão contacto direto com pescadores e comerciantes e poderão saborear pratos feitos na hora.
O início de agosto traz ao passeio ribeirinho da Trafaria um novo evento que promove um dos maiores símbolos do concelho de Almada: o peixe. O “Trafaria na Brasa” é um mercado ao ar livre que junta pescadores, comerciantes e visitantes, para um fim de semana ao sabor de uma tradição com uma história longa.
No centro das festividades, que acontecem entre os dias 2 e 3 de agosto, vão estar o peixe e o marisco, símbolos da cultura gastronómica local. “Durante dois dias, os visitantes podem experimentar pratos confecionados no momento por cozinheiros locais, desfrutar de música ao vivo num ambiente descontraído e conhecer projetos autênticos ligados ao território”, pode ler-se na nota divulgada pela Câmara de Almada, que organiza o evento.
O mercado, que estará aberto das 17h à meia noite, tem entrada livre para quem quiser conhecer os sabores e as tradições locais. Além da comida, os visitantes poderão ainda ter contacto com inclui bancas de artesanato, exposições e workshops com produtos da terra, sentando-se depois à mesa comunitária para, ao som de música, degustarem o peixe na brasa feito na hora.
Com isto, lê-se no site da autarquia, pretende-se celebrar no pico do verão “a ligação histórica da Trafaria ao mar e ao rio, através de uma experiência gastronómica e cultural que combina autenticidade com modernidade”.
Exposição “Carma Invertido” leva arte e reflexão ao Convento dos Capuchos