7.6 C
Almada

Dezassete pessoas retiradas de casa devido ao mau tempo na Caparica

Perigo de derrocada de uma arriba na Banática está na origem desta decisão da Protecção Civil. No dia de ontem Almada registou 76 ocorrências devido ao mau tempo.

 

Uma arriba em risco de derrocada levou à retirada de 17 pessoas das suas habitações na Banática, freguesia da Caparica, esta terça-feira, dia 13 de dezembro. Há pessoas que se mantêm nas suas casas após o aviso da Protecção Civil para que se retirem.

Desta arriba já caiu uma pedra de grandes dimensões que atingiu dois carros. O proprietário de um dos veículos, pescador, ficou sem o seu meio de transporte que vai para a sucata, adiantou a TVI.

“Por causa da possibilidade de desabamento de vertentes e por uma questão de precaução, a Proteção Civil notificou as pessoas”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, em declarações à agência, garantindo que todas as pessoas tinham resposta familiar de alojamento.

- PUBLICIDADE -
referencia

Os moradores da Banática contestam a falta de redes de contenção na arriba e exigem que a Câmara Municipal de Almada (CMA) não permita que este perigo se mantenha, adiantou a estação de televisão.

Após as fortes chuvas, vento forte, trovoada e agitação marítima verificados esta terça-feira, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os SMAS de Almada e as forças de segurança mantiveram-se no terreno em todo o concelho a avaliar os danos causados. “A CMA continua a realizar limpezas nas vias mais afetadas, a retirar veículos, desobstruir sarjetas e coletores para assegurar uma maior drenagem das águas, bem como pequenas obras que ajudem a garantir a segurança das pessoas”, informou a autarquia em comunicado.

Só no dia de ontem, o concelho de Almada registou 76 ocorrências devido ao mau tempo. Nos próximos dias, as condições meteorológicas adversas persistem, com chuva forte e vento. A Protecção Civil recomendou aos almadenses para se manterem em casa e reduzirem as saídas ao estritamente necessário. No concelho de Almada, o alerta amarelo mantém-se até sexta-feira, dia 16 de dezembro. As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estão disponíveis online neste link. Os avisos da Protecção Civil podem ser consultados nesta página.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-em-alerta-laranja-mau-tempo-provoca-constrangimentos-em-varios-pontos-do-concelho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...