Equipa de psicólogos do Garcia de Orta vai ajudar profissionais e utentes a lidar com o impacto psicológico da crise de saúde pública motivada pelo Covid-19.
O serviço de psicologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, disponibiliza a partir desta segunda-feira, 23 Março, uma linha telefónica de apoio psicológico destinado tanto a profissionais de saúde como utentes. O objetivo é prestar apoio às pessoas afetadas a nível psicológico com a crise do Covid-19.
Assim, o novo atendimento telefónico conta com três áreas de intervenção diferenciadas: profissionais que trabalham naquela unidade hospitalar; crianças, adolescentes e respetivas famíalias; adultos e suas famílias, informou o Hospital. Para os profissionais o horário de funcionamento da linha telefónica será de segunda a sexta-feira entre 8h e as 17h, enquanto que para utentes o horário é de segunda a sexta-feira entre as 10h e as 18h.
Devido às recomendações de distanciamento social, a linha irá privilegiar o apoio através de telefone. No entanto, caso haja situações em que manifestamente se justifique a presença do psicólogo junto do utente ou família, serão avaliadas caso a caso, garantindo sempre “a disponibilização de todo o material necessário à proteção do profissional e do doente para o desenvolvimento do ato clínico”, indica a unidade hospitalar.
Os contactos telefónicos são os seguintes:
Linha 1 para Profissionais: Ext. 31073 924471940
Linha 2 para Profissionais: Ext. 31074 924471941
Linha 1 para Crianças, adolescentes e suas famílias: 924471942
Linha 2 para Crianças, adolescentes e suas famílias: 924471943
Linha 1 para Adultos e suas famílias: 924471944
Linha 2 para Adultos e suas famílias: 924471945