anuncio-farmacia-sobreda
19.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Construção do Centro de Saúde do Feijó incluída no PRR

Plano do Governo prevê um investimento de cerca de dois milhões de euros, com a construção a ser executada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.

A construção do esperado Centro de Saúde do Feijó foi incluída no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou ao ALMADENSE o presidente da Junta de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, Luís Palma. De acordo com o autarca, o plano do Governo prevê um investimento de cerca de dois milhões de euros na infraestrutura e de 167 mil euros em equipamento, com a construção a ser executada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.

Considerada como prioritária para o concelho de Almada pelo Ministério da Saúde, a nova unidade foi assim inserida no PRR —o programa de investimentos destinado a repor o crescimento económico afetado pela pandemia— na tipologia “novas construções” da área da Saúde.

“A construção do Centro de Saúde do Feijó é essencial, sobretudo devido ao crescimento da população nas freguesias, mas também porque a unidade do Laranjeiro está sobrecarregada, com muitos utentes sem médicos de família”, frisou Luís Palma.

Atualmente, as freguesias do Laranjeiro e Feijó contam apenas com a unidade do Laranjeiro, que não consegue dar resposta a todas as necessidades da população, especificamente a 20 mil utentes sem médico de família e à população idosa, que se vê obrigada a deslocações para aceder aos cuidados de saúde primários. Quando a unidade do Laranjeiro foi construída, foi com o compromisso de que Feijó teria também a sua própria unidade, tendo a Câmara Municipal de Almada cedido um terreno localizado junto à Biblioteca Municipal José Saramago e ao edifício da Junta de Freguesia para a construção.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Quando questionado sobre a falta de recursos humanos na área da saúde e de que forma isso pode afetar o futuro posto, Luís Palma argumentou que a escassez de pessoal médico ”não pode ser um entrave às instalações físicas”. Para o autarca, estas “devem ser construídas e acompanhadas do devido investimento nos recursos humanos”.

Há mais de uma década que as populações, autarcas e a comissão de utentes de saúde defendem a construção de um a unidade de saúde no Feijó. O processo passou inicialmente por uma fase de recolha de assinaturas que deu corpo a uma petição intitulada “Pela Construção do Centro de Saúde no Feijó”, que foi levada à Assembleia da República. No dia seguinte foram aprovados três projetos de resolução apresentados pelos grupos parlamentares do Bloco de Esquerda, do Partido Ecologista “Os Verdes” e do Partido Comunista Português.

https://almadense.sapo.pt/cidade/escola-no-laranjeiro-sem-pavilhao-desportivo-ha-mais-de-tres-decadas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Obra de David Lynch celebrada em ciclo de cinema em Almada

Almada associa-se às celebrações da obra de David Lynch, um dos realizadores mais relevantes...

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Autárquicas 2025: Conheça os candidatos à Junta de Freguesia de Caparica e Trafaria

Corrida autárquica está lançada na Caparica e Trafaria, onde a atual presidente vai procurar...

Moradores contestam entrada do metro na Costa da Caparica: “é preciso bom senso”

Petição contra o traçado do metro já recolheu mais de mil assinaturas até ao...